No próximo dia 03 de dezembro, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Guarapari vai fazer uma feira de adoção de cães que foram recolhidos nas ruas da cidade. Ao todo são de 25 a 30 cãezinhos que estão esperando por um novo lar.

Os animais que estarão na feira de adoção foram recolhidos, tratados, castrados e vacinados. Muitos deles chegaram em situações críticas causadas por maus tratos e abandono.

Serão entre 25 a 30 cães na feira de adoção do CCZ. Todos castrados e com microchip de identificação. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Serão entre 25 a 30 cães na feira de adoção do CCZ. Todos castrados e com microchip de identificação. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Já teve animal que chegou aqui com o corpo todo queimado porque jogaram água fervendo nele para afugentá-lo. Muitos chegam debilitados e são tratados até se restabelecerem”, explica Lorena Santos Silva, gerente de vigilância ambiental do CCZ de Guarapari.

O CCZ, trabalhando na conscientização da adoção responsável dos animais, implantou um microchip em cada um deles para posterior identificação.

feira de adoção“Com o microchip, podemos identificar o animal e toda a ficha dele, inclusive de quem o adotou. Caso este animal venha ferir alguém ou seja abandonado, o responsável pela adoção pode ser responsabilizado, já que hoje existe legislação que versa sobre o assunto”, disse Lorena.

Todos os animais que estarão na feira de adoção são adultos e de portes médios e pequenos. Os filhotes que existem no CCZ não serão doados, pois ainda não possuem idade suficiente para passarem pela cirurgia de castração.

A feira de adoção do Centro de Controle de Zoonoses vai acontecer no Radium Hotel, no Centro de Guarapari a partir das 9 horas do dia 03 de dezembro.

Nova estrutura atende bairros carentes da cidade

Desde que o Centro de Controle de Zoonoses foi reinaugurado, em junho deste ano, 180 animais de famílias de baixa renda do município foram castrados. Deste total, 48 foram do bairro Elza Nader, que foi o primeiro a cadastrar os animais que precisavam de castração.

O CCZ pretende ampliar o atendimento para outros bairros da cidade, mas, como os mutirões não podem mais ser realizados por causa de normas de segurança e higiene, as castrações deverão ser feitas progressivamente, bairro a bairro e com dias e horas agendadas previamente. Mas apenas famílias de baixa renda e animais semidomiciliados podem ser contempladas com a gratuidade do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!