Quase 140 salvamentos em menos de três dias. Este é o saldo do número de pessoas que foram retiradas das águas da praia do morro esta semana. Até uma guarda-vidas precisou ser resgatadas por seus colegas durante um salvamento.

Os números, 138 salvamentos,  mostram os perigos que o mar da Praia do Morro representa para os banhistas que não estão acostumados com as correntes e ondas fortes do loca. Os dados são da Gerência de Salvamento Marítimo de Guarapari e foram coletados nos dias 11, 12 e 13 de outubro.

Em menos de três dias os guarda-vidas da Praia do Morro fizeram quase 140 resgates. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Em menos de três dias os guarda-vidas da Praia do Morro fizeram quase 140 resgates. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Apenas nesta quarta-feira, foram 65 salvamentos na Praia do Morro, sendo que em alguns casos, quatro e até cinco pessoas estavam se afogando ao mesmo tempo no mesmo lugar. Em um destes episódios, uma guarda-vidas concursada entrou no mar para dar apoio a um salvamento que acontecia no começo da praia e teve que ser tirada da água por um colega.

“Eu estava na areia e uma senhora passou e perguntou se estávamos fazendo algum treinamento naquele dia, porque ela havia passado e ouvido uma guarda-vidas gritar por socorro de dentro da água. Depois fiquei sabendo do ocorrido”, contou um guarda-vidas.

Edson Layber alertou para os riscos do mar neste fim de semana. Foto: Gessika Avila/Portal 27
Edson Layber alertou para os riscos do mar neste feriado prolongado.
Foto: Gessika Avila/Portal 27

Edson Layber, gerente de salvamento, explica que o mar de ressaca e o vento forte ajudam a criar este cenário perigos para os banhistas. “É por isso que os nossos guarda-vidas precisam estar sempre se reciclando e mantendo a forma física. Nós aqui lidamos com vidas. Ontem, por pouco uma de nossas companheiras quase não volta”, desabafou Layber.

O gerente deu algumas dicas para evitar afogamentos no mar:

  • Nunca entrar no mar se tiver ingerido bebida alcoólica:
  • Observar as placas de sinalização e nunca entrar no mar se estiver perto de uma delas;
  • Não ir para o fundo se não souber nadar;
  • Preste sempre atenção quando estiver na água. Qualquer descuido pode levar o banhista para o fundo.

Comments are closed.