O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim acaba de receber um arco cirúrgico (aparelho gerador de raios-X com a possibilidade de produzir imagens em tempo real); sete ventiladores pulmonares (auxilia a respiração do paciente) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica; e aguarda a chegada de uma gama-câmara de cintilografia.

A cintilografia é utilizada no processo para diagnosticar casos de câncer, doenças respiratórias e doenças do coração. E será a primeira com essa tecnologia disponível para a população em uma entidade filantrópica do Sul do Estado. Juntos, os maquinários custaram R$ 1,7 milhão destinado pela senadora Rose de Freitas (PODE-ES).

A senadora Rose de Freitas (PODE-ES) destinou R$ 1,7 milhão para a unidade hospitalar adquirir um arco cirúrgico, sete ventiladores pulmonares e uma gama-câmara de cintilografia

Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital Evangélico de Cachoeiro, o médico José Zago Pulido explica que a gama-câmara vai revolucionar diagnósticos e tratamentos. “A cintilografia é um exame fundamental para definir o tratamento de câncer de mama, próstata, pulmão. Temos fila de espera neste momento para realizar os exames e isso leva ao retardo do tratamento. O aparelho é também muito utilizado pelo serviço de cardiologia, para definir conduta de doenças isquêmicas dó coração”, destacou.

O presidente do Hospital Evangélico, Elizeu Crisóstomo de Vargas, comemorou a chegada do recurso. “Queremos agradecer a senadora pelo esforço e por ter nos destinado a emenda parlamentar. A aquisição dos equipamentos contribuirá muito para o atendimento das pessoas”, disse.

Rose, por sua vez, parabenizou o trabalho da instituição e reforçou o seu compromisso com a Saúde capixaba. “A população não pode ser sacrificada com atendimento de má qualidade. O Hospital Evangélico está de parabéns pelo ótimo trabalho e estamos sempre à disposição para levarmos novos investimentos”.