O Hospital Francisco de Assis (HFA) inicia a realização de cirurgias eletivas. As primeiras foram realizadas nesta segunda-feira (30) e seis crianças foram operadas. Na próxima quinta (03), outras oito crianças serão beneficiadas com o procedimento. Todas as intervenções cirúrgicas foram de hérnia abdominal.

Micheli Oliveira e sua filha Maria Eduarda (3)
A filha de Micheli Oliveira, a pequena Maria Eduarda, de três aninhos, passou pela cirurgia de hérnia abdominal.

“As cirurgias eletivas são procedimentos que não precisam ser realizados em caráter de urgência, ou seja, podem ser agendadas. Nós do hospital recebemos essa listagem da Secretaria Estadual de Saúde para então realizarmos o procedimento”, explica a gerente de enfermagem, Keila Martins.

Fernanda dos Santos e seus filhos Josué e Jozimar (2)
Fernanda dos Santos e seus filhos Josué e Jozimar.

Ao todo, o HFA tem a capacidade de realizar 65 cirurgias pediátricas/mês que contemplam cirurgias de adenoide, fimose, hérnia abdominal, apendicectomia entre outras.  No total, oito profissionais são responsáveis por fazer as cirurgias, entre eles, três cirurgiões, um anestesista, um enfermeiro e três técnicos de Centro Cirúrgico.

“Inaugurando mais essa modalidade, agora podemos dizer que o HFA está em pleno funcionamento, com a UTI neonatal e pediátrica, Centro Cirúrgico-Obstétrico, pronto atendimento infantil, pronto socorro obstétrico, além do suporte de diagnóstico laboratorial e por imagem (ultrassom e raio X) ”, explica a gerente de enfermagem, Keila Martins.

A filha de Micheli Oliveira, a pequena Maria Eduarda, de três aninhos, passou pela cirurgia de hérnia abdominal. “O procedimento foi simples, ela reagiu bem, sem falar no atendimento, que foi ótimo. A equipe é muito atenciosa, os enfermeiros sempre preocupados se a minha filha tinha comido bem, se estava com dor”, conta.

Jozimar Moneiro Brito, de seis anos e seu irmão Josué, de quatro, também foram operados. “Colocar os dois filhos nas mãos da equipe é uma responsabilidade e tanto. Mas o hospital está de parabéns. Todos nos atenderam muito bem. É ótimo saber que além do atendimento de urgência e emergência temos a nossa disposição agora também as cirurgias eletivas”, comemora a mãe,Fernanda dos Santos .

HFA-predio
Hospital Francisco de Assis (Antiga UPAI) fica localizado na Praia do Morro.

Para fazer uma cirurgia eletiva, o paciente deve passar por uma avaliação médica na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), e o médico indica a necessidade desse paciente para realizar a cirurgia.

Hospital Francisco de Assis
Endereço: Rua Antônio Lira Monjardim s/nº – Praia do Morro (Antiga UPAI)
Telefone: 27 3362-6555/3362-6217

Deixe seu comentário

Comments are closed.