Todos os anos a chegada da estação mais quente é aguardada com ansiedade por turistas e comerciantes, em especial, nas praias de Itapemirim, no entanto, a escassez de chuvas vem preocupando as autoridades municipais. O Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), em parceria com Poder Executivo, está dando especial atenção ao balneário de Itaoca/Itaipava e anuncia dois grandes investimentos para o litoral.

De acordo com o diretor geral da autarquia, Marco Antônio de Souza Carneiro, os esforços convergem para dois expressivos empreendimentos: novo sistema de abastecimento de água (com captação do rio Rio Novo) e construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A abertura da licitação está marcada para o próximo dia 19 de novembro (quarta-feira) e o custeio será integralmente financiado pela Prefeitura Municipal, cujos recursos serão oriundos do orçamento municipal.

Release 01 (1)
Prefeitura de Itapemirim e SAAE anunciam obra pioneira no Estado para atender litoral.

Marco Antônio ressalta que, em relação ao esgotamento sanitário do distrito de Itaipava, estão na fase final as obras das redes coletoras de esgoto e estações elevatórias: “No que versa sobre a ETE, o município de Itapemirim será pioneiro no Estado do Espírito Santo, com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto de ponta (tecnologia alemã). A estação de tratamento de esgoto selecionada para a região litorânea configura-se pelo sistema de Aerotores com a combinação de lodo ativado e biofilme fixo, cuja remoção de demanda bioquímica de oxigênio (DBO) alcançará 99%, ou seja, a carga orgânica será totalmente removida”.

Marco afirma que, com a conclusão das obras, chegará a 100% de esgoto coletado e tratado, e ainda, com a substituição do sistema de tratamento de água: Deixaremos de captar água da Lagoa Guannandy e adotaremos o Rio Novo como o manancial para tratar e distribuir água para toda a população do distrito de Itaipava, inclusive, com a previsão de abastecimento no período sazonal (verão). O SAAE também está efetuando melhorias na ETA Gomes para suprir as demandas até a nova estação de tratamento entrar em operação.

Áreas atendidas
Atualmente o SAAE possui sete unidades operacionais de tratamento de água: ETA’s Sede, Gomes, Limão, Pedra Rio Muqui, Garrafão, Graúna e Safra. Na área urbana são atendidas, a sede do município, Candéus, Campo Acima, Maraguá, Lopo, Itaipava, Itaoca e Joacima. Com esgotamento sanitário são atendidas as comunidades de Vila e Candéus. Itaipava, Itaoca e Joacima estão com obras em execução.

Na comunidade de Campo Acima, de acordo com Marco Antonio, houve desapropriações de terrenos para instalação de infraestruturas do sistema de esgotamento sanitário, onde os projetos estão em andamento para licitar ainda neste ano. Na zona rural o SAAE atende com abastecimento de água as localidades de Duas Barras, Graúna, Rio Muqui (Pedra), Coqueiros, Garrafão, Barbados, Cohab, Córrego do Ouro, São João do Calafate, Safra I, Safra II, São João da Lancha, Limão, Bom Será, Retiro, Palmital, Irmãos Kennedy, Santo Amaro, Vargem Grande, Gomes e Brejo Grande do Norte.

Release 01 (2)
Balneário de Itapemirim ganhará estação de tratamento de esgoto e novo sistema de abastecimento de água.

Mais serviços
O esgotamento sanitário também contempla a população rural em São João do Calafate e Portal de Paineiras (Cohab). As localidades de Rio Muqui Pedra, Córrego do Ouro, Bom Será e Palmital contam com redes coletoras instaladas, aguardando a outorga do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) para instalação das Estações de Tratamento de Esgoto Compacta.
O diretor informa que em Graúna o projeto de esgotamento sanitário está na fase conclusiva, podendo processar a licitação das obras no início do ano de 2015: “Em relação à Garrafão, já temos grande parte das redes coletoras de esgoto assentadas, com a definição dos terrenos para a construção da ETE e Estações Elevatórias de Esgoto”.

Universalização
Prefeitura Municipal de Itapemirim e SAAE estão com o olhar voltado para a universalização do saneamento básico, se destacando o avanço dos serviços de abastecimento de água para o interior do município, garantidos pela celebração de convênios com a municipalidade.

Recentemente foram concluímos o sistema de abastecimento de água da localidade de Brejo Grande do Norte e, em Brejo Grande do Sul, está na etapa final, dependendo apenas da instalação da rede elétrica pela concessionária (EDP/Escelsa). Nessa linha, brevemente serão atendidas as comunidades de Afonsos, Fazenda Velha, Pedrinhos, Ilha do Gato, Ilha do Leandro, Fazenda Penha, Luanda e Esplanada (distrito de Itapecoá).

Deixe seu comentário