JB Padrão
Ribero e Padua
Banner TOP

Os números dos casos de dengue no município de Guarapari estão alarmantes. Existem inclusive suspeitas de mortes pela doença. Há algumas semanas atrás o gerente de Vigilância Sanitária e Saúde, Antônio Francisco Souza Júnior, deu informações importantes a respeito dos atuais números da dengue, que não param de crescer.

“Por Guarapari ser uma cidade turística, algumas casas são encontradas fechadas na hora da visita dos agentes. Porém, o maior número de focos está sendo encontrado em casas habitados, 93,5% dos focos estão em vasos de plantas e nos quintais de residências com moradores”, conta.

Focos estão, em sua maioria, nos quintais. Foto: Divulgação.
Focos estão, em sua maioria, nos quintais. Foto: Divulgação.

Nota da Prefeitura com os atuais números da dengue no município

A Secretaria Municipal de Saúde informa que foram notificados 507 casos (dados parciais), desses, apenas 20 foram confirmados. Até o momento não houveram casos de dengue hemorrágica nem morte confirmada por dengue. Dois óbitos estão sob investigação com suspeita de dengue.

Responsabilidade

Ainda segundo Antônio Francisco, a responsabilidade deve ser divida entre o poder público e a população. “A responsabilidade no combate é 50% nossa, com o uso de equipamentos, fumasse e auxilio de agente. Os outros 50% é das pessoas, que devem estar atentos aos cuidados necessários com plantas e animais”, disse.

Combate está sendo feito. Foto: Divulgação.
Combate está sendo feito. Foto: Divulgação.

Hoje, o Centro de Zoonoses conta com 2 carros fumasses nas ruas e mais dois a disposição prontos para uso. São 83 agentes nas ruas, porém, eles têm encontrado dificuldades para entrar nas residências, mesmo nas habitadas. “Há casos de moradores que destratam e proíbem a entrada dos agentes. Isso é crime”, informa.

Manifestação

O grupo do Facebook, Mazelas de Guarapari, está se organizando para fazer um manifesto a respeito dos casos de dengue. Ainda não foi decidido o que será feito exatamente. Porém, eles já estão se reunindo para decidir como irão protestar. A intenção é conscientizar a população para a importância da preveção e cobrar do poder público mais atenção a esse problema.

Telefone do Zoonoses

Se você quiser pedir a passagem do fumasse na sua rua ou informar onde sabe que existe um foco de dengue, pode ligar para os telefones: (27) 3262 – 1271 / 3262 – 1456.

Camara Municipal de Guarapari – Participe
Ideally

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here