O postos de saúde da cidade estão sem vacina para pólio. Uma denúncia chegou a nossa redação e a reportagem foi até o posto de Muquiçaba verificar se era verdade. Constatamos que não há vacinas contra a pólio disponíveis. A informação que foi dada pelas atendentes é a de que as vacinas estão em falta e só no dia 10 de abril elas estarão disponíveis.

Procuramos um advogado e ele deu a seguinte instrução. “Vacinar quem está em sua responsabilidade é um dever. Faltar vacinas em Unidades de Saúde é incompetência da Secretaria de Saúde. Não sei se caberia uma ação. Neste caso, as mães poderiam apenas fazer um registro no Ministério Público e na Ouvidoria do Ministério da Saúde”, informou.

Poliomielite

Situação começa a ser normalizada hoje. Foto: Divulgação.
Situação começa a ser normalizada hoje. Foto: Divulgação.

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso.

Câmara

Entramos em contato com o vereador Gedson Merizio (PSB) e ele disse que os vereadores identificaram uma situação parecida dias atrás. “Verificamos que estavam faltando remédios nos postos por falta de uma assinatura em um documento. Eles informaram que estavam resolvendo a situação”, conta.

Prefeitura

A assessoria da Prefeitura nos enviou a seguinte nota. “De acordo com a gerente de Imunização, a vacina de pólio é repassada mensalmente pelo Estado (SESA). Ocorre que houve um atraso no repasse no sistema da rede estadual. A Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA) foi informada que a vacina estaria disponível no Estado na sexta-feira (23), e a tarde a equipe foi à capital buscar. A reposição nas Unidades de Saúde de Guarapari foi iniciada nesta manhã e estará normalizada na tarde desta segunda-feira (25). Apenas no interior a distribuição será normalizada até terça-feira (26).”

Deixe seu comentário