Quem pensa que no verão a diversão é só garantida no litoral se engana. Nas montanhas de Alfredo Chaves há opções de lazer para quem procura bucolismo e aventura em um só lugar. O município tem no catálogo mais de 20 cachoeiras, além de uma rampa estruturada para a prática de voo livre e outras opções de esportes como rapel, boiacross, tirolesa, trilhas, entre outros.

Cachoeira Daróz
Cachoeira Daróz

A cidade possui três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas. Nos quatro cantos do município há aconchegantes pousadas que preparam pacotes especiais para a temporada, oferecendo ainda uma deliciosa comida típica da região, com temperos locais e uma mistura de sabores oriundos da Itália, Portugal e das senzalas.

Rampa de voo em Cachoeira Alta
Rampa de voo em Cachoeira Alta

Na comunidade de Cachoeira Alta, 5 km da cidade, o destaque é o voo livre de asa delta ou parapente. Há diversos instrutores que fazem voo duplo e uma escola para iniciar a prática do esporte. Lá na rampa, a visão é impressionante, de um lado as montanhas e, do outro, parte do litoral Sul capixaba. Quem curte ainda mais aventura pode praticar tirolesa a 465 metros de altitude.

Colibri - Gabriela Silva (3)
Cachoeira Colibri

Em Matilde, distante 18 km da Sede, o visitante pode apreciar habilidosas peças artesanais e conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária. Seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção, cheia de contos, com 65 degraus, que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia. Outra atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve, a maior em queda livre do Estado (70 metros). O acesso é fácil, foi recentemente construída uma passarela com mirante.

Em Carolina, a dica e banhar-se nas cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o recente criado Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.

DSC_2876 [Resolução do desktop]

Já em São Roque de Maravilha, a cachoeira Maravilha é uma das atrações do belo e florido vilarejo. As cachoeiras Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria compõem o roteiro das águas do distrito de Ibitirui.

A cachoeira do Quintino e a corredeira do Paganini ficam localizadas em Crubixá. Ainda existem no município as cachoeiras Piripitinga (São Francisco de Batatal), Tororoma (Cachoeira Alta), Darci Nalesso (Aparecida) e Menegussi (Vila Nova de Maravilha).

Para todas as localidades há acesso pelas BR 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.

 Serviço. Confira a relação dos serviços de esportes de aventura, pousadas e restaurantes em: ww.alfredochaves.es.gov.br

Serviços de voo duplo e rapel:

Voo duplo de parapente – R$ 180,00
Escolas de Voo:
Voo Adventure (27) 99981-6751
Voando Alto (27) 98144-6666
Atmosphere (27) 99929-2499

Rapel na Cachoeira de Matilde – R$ 60,00
Empresas:
Sítio Kamará (27) 99967-4053
Altitude Rapel (27) 99959-3047

Deixe seu comentário