Será realizado um mutirão de limpeza simbólica do Rio Itapemirim neste sábado (09), em Cachoeiro de Itapemirim, utilizando barcos, botes e caiaques. O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a preservação e a importância do Rio Itapemirim, um dos principais mananciais do Sul do Estado, chamando a atenção para o Dia de Combate à Poluição comemorado no dia 14 de agosto.

A bordo de barcos, botes e caiaques, as equipes partirão da Ilha da Luz, às 7h, e vão seguir com o trabalho até o bairro Arariguaba, nas proximidades do trecho conhecido como Curva do Caixão.
Os materiais retirados do rio serão depositados em uma caixa, que será exposta ao público na área de descarga em frente ao Banco do Brasil, no centro da cidade, entre os dias 9 e 11 de agosto.

Foto: Espírito Santo Turismo
O Rio Itapemirim tem suas nascentes mais distantes localizadas na Serra do Caparaó. Foto: Espírito Santo Turismo

A Bacia do Rio Itapemirim

A Bacia do Rio Itapemirim possui área de 687 000 hectares, compreende dezessete municípios: Alegre, Atílio Viváqua, Conceição do Castelo, Castelo, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Muqui, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Itapemirim, Cachoeiro do Itapemirim, Marataízes e Iúna (todos no Espírito Santo) e Lajinha (em Minas Gerais).

O Rio Itapemirim tem suas nascentes mais distantes localizadas na Serra do Caparaó, formadas pelos rios Braço Norte Esquerdo e Braço Norte Direito que se unem no município de Alegre. Mais a jusante, as águas do Itapemirim recebem contribuição do rio Castelo, no distrito de Coutinho, município de Cachoeiro de Itapemirim. O último grande afluente, antes da desembocadura no Oceano Atlântico, é o Muqui que se junta ao Itapemirim no município de Itapemirim.

Com informações: Sesp-es

Deixe seu comentário