Mais da metade dos funcionários que trabalham na unidade de Ubú, da Mineradora Samarco já aderiram ao Programa de Demissão Voluntária apresentada pela empresa. Até a manhã de hoje, cerca de 280 dos 523 trabalhadores que serão demitidos já haviam aceitado a proposta da mineradora.

Os dados são do Sindimetal, sindicato que representa os funcionários da Samarco no Estado. De acordo com Sérgio Guerra, q incerteza sobre o futuro da empresa é o que mais está pesando na hora do funcionário decidir.

Sem minério, o município de Anchieta vai perder R$ 1,7 milhões por mês. foto: João Thomazelli/Portal 27
Mais da metade dos funcionários da Samarco em Ubú aderiu ao PDV. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Muitos funcionários não sabem o que vai acontece nos próximos meses. Alguns tem medo de falência e eles sabem que quando uma empresa abre falência, o mais prejudicado é o funcionário. Várias pessoas que eu nem imaginava que iam aderir ao PDV aderiram. A maioria está com muito medo de perder esta oportunidade e depois não conseguirem os mesmos benefícios ao sair”, disse Guerra.

O representante disse que muitos empregados da Samarco o procuram com dúvidas sobre o futuro da empresa. Guerra explicou que eles se agarram à esperança de que a empresa volte a operar ainda este ano, mas ele é pessimista sobre o assunto.

“Em reuniões e conversas que tivemos sabemos que mesmo que a empresa consiga todas as licenças para operar, ainda assim existem várias etapas a serem cumpridas para que volte a produção. Acredito que é muito difícil que a Samarco volte ainda este ano”, finalizou Guerra.

Com a parada da unidade de Ubú, centenas de pessoas perderão o emprego. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Funcionários têm até 29 de julho para decidir se aderem ao PDV. Foto: João Thomazelli/Portal 27

PDV

No dia 15 de junho a Samarco apresentou a proposta final do Programa de Demissão Voluntária. A intensão da mineradora é desligar pelo menos 1.200 funcionários dos seus quadros, tanto das unidades de produção quanto dos escritórios.

Os funcionários têm até o dia 29 de julho para optar pela demissão voluntária.

A Samarco

A Samarco enviou uma nota esclarecendo que:

Os sindicatos Metabase Mariana (Minas Gerais) e Sindimetal (Espírito Santo) aceitaram a proposta do Programa de Demissões Voluntárias para os empregados da Samarco. O PDV foi uma sugestão dos sindicatos para minimizar os efeitos de demissões que são necessárias devido à nova realidade da empresa.

Após realizados estudos sobre a retomada das operações, concluiu-se que, quando a Samarco for autorizada a retornar, ela irá contar com no máximo 60% da sua capacidade produtiva.  Dessa forma, é preciso que a empresa faça uma redução de 1200 postos de trabalho, dos cerca de 3000 empregados das unidades em MG e ES. 

A Samarco está com suas operações suspensas desde novembro de 2015. Nesse período, a empresa fez todo o possível para manter sua força de trabalho. Concedeu férias coletivas, licença remunerada e dois períodos de lay off. Mas, com a indefinição sobre a data da volta da operação e a redução da sua capacidade produtiva, a Samarco luta agora para manter 60% dos empregados. 

A empresa e os sindicatos entenderam que o PDV é a melhor alternativa considerando essas circunstâncias. O prazo de adesão ao programa foi antecipado e começou no dia 24 de junho.

Entre os benefícios oferecidos pela Samarco aos que aderirem ao plano estão:

o   50% do salário para cada ano de trabalho, limitado a quatro salários;

o   Valor fixo equivalente a três salários, limitado a R$ 7.500;

o   Concessão plano de saúde por 6 meses após data de demissão;

o   Perdão do adiantamento do PLR, que não será descontado na rescisão de contrato;

o   Perdão de parte das dívidas com o plano de saúde dos empregados.

A Samarco reafirma que todo o processo de negociação com os sindicatos foi feito de forma regular e transparente, com o objetivo de minimizar os impactos do atual momento para o seu empregado. A Samarco sempre foi reconhecida no mercado pelo respeito com que trata seus empregados, relação construída ao longo dos seus 38 anos.

*reportagem atualizada às 15h30 de 06/07/2015.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!