Em mais um avanço no Plano Nacional de Vacinação, o estado do Espírito Santo recebeu, na madrugada de hoje, 47 mil doses da vacina Pfizer. Destas, 80% serão separadas e destinadas para iniciar as campanhas de imunização com a primeira dose nos municípios, enquanto o restante será para reserva dos grupos prioritários, conforme programado pelo Ministério da Saúde.

As vacinas foram levadas até as centrais de saúde das regiões Sul, Norte e Central no final desta manhã, para a região metropolitana, a distribuição terminará durante a tarde de hoje. Após receber estas doses, os municípios deverão iniciar as campanhas de imunização nas próximas semanas.

As doses da Pfizer chegaram ao estado na madrugada desta sexta-feira (18). Foto: Sesa.

Vale lembrar que cerca de 9.400 doses das 47 mil enviadas serão utilizadas para a vacinação dos grupos prioritários, que foram definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, sendo eles atualmente os trabalhadores da educação e as pessoas com deficiência permanente.

CoronaVac

Além das 47 mil doses da Pfizer, o Espírito Santo também recebeu mais de 30 mil doses da CoronaVac, enviada pelo Ministério da Saúde na manhã desta sexta-feira (18). No entanto, diferente das Pfizer, essas serão usadas para garantir a aplicação da segunda dose em 60% da fila de espera, composta hoje por cerca de 51 mil pessoas.

O envio desta remessa foi anunciado ontem pelo Ministério da Saúde, e foi feito exatamente um mês após a última, realizada no dia 17 de maio. Os municípios serão responsáveis por organizar as campanhas de vacinação de acordo com o público alvo do calendário estadual e nacional.