As obras de reurbanização da orla de Santa Mônica estão entrando para o rol das lendas de Guarapari. Nesta segunda-feira, em mais um episódio, que vai atrasar a conclusão da obra em pelo menos mais 45 dias, a prefeitura teve que anular o processo de licitação que definiu a empresa que iria realizar as obras.

O problema, segundo a prefeitura, foi a não publicação no Diário Oficial da União do nome da empresa vencedora do certame, já que parte da verba para a obra vem do Governo Federal. Por conta disso, todo o processo de licitação deverá ser refeito.

As obras começaram há mais de sete anos. Foto: João Thomazelli/Portal 27
As obras começaram há mais de sete anos. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro santa Mônica, Denizart Luiz, a notícia foi desanimadora para a população da Região Norte de Guarapari, que usufrui da Praia de Santa Mônica.

“Foi um balde de água gelada para todo mundo. Por causa de um erro da prefeitura, nós ficaremos mais uma vez sem a orla da praia. Depois, chega o verão e nada mais de obra, até o ano que vem”, desabafou Denizart.

A primeira ordem de serviço dado para as obras de reurbanização da orla de Santa Mônica foi dada ainda na administração de Edson Magalhães, mas logo depois, por causa da falta de repasses do Ministério do Turismo, a obra sofreu a primeira paralisação.

Em maio deste ano a prefeitura conseguiu dar prosseguimento à obra, mas agora vi ter que ser parada novamente. O projeto prevê a construção de calçadão, quiosques comerciais e de apoio ao turista.

Prefeitura

A prefeitura explicou em nota os motivos do cancelamento da licitação. Confira na íntegra:

O certame licitatório foi publicado em jornal de grande circulação do Estado (Jornal A Gazeta e Diário Oficial do ES), mas, considerando que tem recursos federais nesta obra, a licitação precisaria ter sido publicada no Diário Oficial da União.

Assim que a Administração Municipal percebeu a ausência desta última publicação, atendendo aos preceitos legais, anulou a licitação, e, após transcorrerem os 05 dias legais de recurso, será aberta novamente a licitação. A previsão é de que o processo esteja concluído em até 45 dias.

Deixe seu comentário