Nos últimos dias o quebra-mar da Praia de Meaípe foi destruído pela força da maré, causando prejuízo e preocupação para moradores e comerciantes locais.

Parte do quebra-mar foi destruído pela força das ondas.

Segundo a presidente da Associação de Moradores de Meaípe Marlene Celda Amado, todos os anos o quebra-mar é destruído quando a maré sobe e o fenômeno está acabando com a praia. “Isso nos prejudica porque a nossa orla não tem nem praia mais. Não tem faixa de areia e a pessoa não tem como colocar uma cadeira na praia para tomar sol”.

Marlene afirmou que em 2012 os quiosqueiros foram retirados da orla com a promessa da realização de uma obra de reurbanização na região, mas isso não aconteceu. “Teve uma época em que eles disseram que o projeto tinha sido barrado no Meio Ambiente por conta de que iriam retirar umas árvores que estavam lá há muito tempo. Depois parece que a Samarco tinha um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para essa orla e não foi feito. Vai passando o tempo e ficando tudo do mesmo jeito”.

Em agosto do ano passado, parte da calçada na orla cedeu. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“A gente não tem investimento nenhum aqui. Já tem anos que isso acontece. Uma época é em um pedaço, depois é em outro. Não adianta fazer só o quebrar. Temos que fazer um preenchimento de areia na praia, uma contenção na entrada do porto da Samarco, porque a areia está descendo toda, e nada é feito. Vai ficando e ficando até o dia que Meaípe não vai ter mais praia”, lamentou a presidente da Associação de Moradores.

Ela também afirmou que medidas paliativas não resolvem o problema, só gastam o dinheiro público.  “A prefeitura pode vir consertar, mas vai cair de novo. O dinheiro público é malgasto porque conserta para o mar derrubar. Eles consertam um pedaço e cai outro e o dinheiro público está indo para dentro do mar”.  

“Meaípe é uma das praias mais bonitas do Espírito Santo e tem um poder de turismo fantástico. Tem uma boate na beira da praia, hotéis e tudo. Mas se você chegar oito horas da noite na praia, vai ver que é um deserto. Somos abandonados”, afirmou Marlene.

O Portal 27 procurou a prefeitura para saber quando o quebra-mar será consertado e se existe previsão de quando a obra de reurbanização de Meaípe será realizada e foi informado que “A Secretaria Municipal de Projeto e Empreendedorismo (SEMPROEM), esclarece que há um projeto pronto de Reurbanização da Orla que está na Superintendência de Patrimônio da União (SPU) faltando pequenos detalhes para liberação total e posterior realização. Os recursos para execução estão firmados em parceria com a Samarco, por meio de contrapartida. Por conta dos incidentes em Mariana, houve um atraso,mas a contrapartida segue mantida.

A Secretaria informa ainda que a Samarco ficou responsável pela realização de estudos para recuperação da faixa de areia, que também será realizada através de contrapartida da Empresa.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!