Foi enterrado por volta das 16h40 de hoje (24), em um cemitério na comunidade de Alto Pongal, onde nasceu, o ex-prefeito Edival Petri, que faleceu no início da noite de ontem em decorrência de um câncer raro no sangue. Em Pongal, o velório foi apenas para os amigos mais íntimos e a família. E na cidade, o corpo do político foi velado na quadra da Vila Olímpica, por onde passaram centenas de pessoas que deram o último adeus ao ex-prefeito. E nas ruas e avenidas de Anchieta, moradores aplaudiram de pé, a passagem do carro do Corpo de Bombeiros que levou o corpo de Edival Petri até o Santuário Nacional São José de Anchieta, onde aconteceu uma missa de corpo presente.
O ex-prefeito tinha 61 anos e morreu no início da noite de quarta-feira, 23, vítima de câncer no sangue. Seu quadro de saúde se agravou após passar por uma cirurgia em maio deste ano, evoluindo para uma leucemia devido à baixa imunidade. “A morte do Diva (como também era chamado), nos pegou de surpresa. O câncer apareceu na vida dele há cerca de dois anos, e ele sempre lutou com perseverança contra a doença. A ida dele para o hospital neste final de semana, não parecia ser definitiva. E mesmo internado, ele traçava muitas metas e objetivos para a cidade de Anchieta, onde nasceu e fez a cidade crescer. Ele era realmente uma pessoa muito boa”, disse o amigo Henrique Bourguignon que trabalhou com Petri durante oito anos.
Petri foi prefeito de Anchieta por três mandatos, 1993 a 1996, e de 2004 a 2012, por ter sido reeleito. Foi preso na operação derrama em 2013 e escreveu um livro sobre os 50 dias na prisão. Em uma rede social, ele divulgou a comemoração de ter tido as contas aprovadas de 2005 a 2012 no Tribunal de Contas no último mês, quando também se filiou ao PMDB, e era cotado na disputa para prefeito de Anchieta no próximo ano.
A cidade de Anchieta está de luto. O prefeito Marcus Vinícius Doelinger Assad, decretou Luto Oficial de três dias na cidade e manifestou votos de pesar pelo falecimento de Petri. “O prefeito Marcus Assad reitera o respeito e solidariedade aos familiares e amigos e roga a Deus que lhes dê força e sabedoria para superar este momento de dor e perda”, informou a prefeitura através de nota.