Personalidades e instituições que ajudam a divulgar e a incrementar o turismo capixaba receberam, na noite de segunda-feira (23), a Comenda da Ordem do Mérito Convento da Penha, entregue pela primeira vez pelo Parlamento estadual.

Dia Mundial do Turismo. A sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, destacou o legado dos homenageados no desenvolvimento do segmento no Espírito Santo. Entre eles, Nhozinho Matos, considerado um dos grandes divulgadores da moqueca capixaba nos programas de TV e na imprensa de todo o país. Muito querido e respeitado na cidade, um verdadeiro apaixonado por Guarapari, Nhozinho, proprietário do tradicional restaurante Gaeta de Meaipe, que comemora este ano 53 anos de existência, e é um ícone da nossa gastronomia e foi homenageado pelo deputado Carlos Von (Avante).

Outra homenageada da Cidade Saúde foi a Agente de Viagens Alcenir Rocha, presidente da Avitures – Turismo e Viagens, além do Diretor da Atlantes, Operadora de Turismo Submarino Julio Sulaiman Yaber.

Turismólogos. Carlos Von ainda prestou homenagem a 43 turismólogos, alunos da primeira turma da Faculdade de Turismo de Guarapari, que comemoram 25 anos de formados. A solenidade contou com a apresentação da banda de congo do Mestre Naio, da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Beatos do Espírito Santo, de Vila Velha. A valsa de Guarapari ficou por conta do cantor Anfrísio Lima, que interpretou também a música tema do turismo, “Amigos para Sempre”.

Ao lado de sua esposa Idalina, Nhozinho Matos foi um dos homenageadas em sessão solene promovida por Carlos Von / Foto: Lissa De Paula

“Moqueca é capixaba, o resto é peixada”. Além dele, também recebeu homenagens, Cacau Monjardim, criador da famosa frase “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”.  A lista dos contemplados abrangeu envolvidos em praticamente todas as etapas da cadeia do setor, como empresários e gestores públicos; divulgadores e personalidades ligadas ao turismo das praias, da região serrana e dos segmentos cultural, religioso e gastronômico.

Turismo em expansão. Na tribuna, vários discursos enfatizaram o potencial turístico capixaba e a sua importância no contexto econômico do estado. O subsecretário de Estado do Turismo, Gedson Merízio, afirmou que o investimento do setor é prioridade no governo Renato Casagrande (PSB).

“Estamos realizando pesquisas para detalhar o perfil de nossos visitantes. Esse levantamento vai ajudar o estado e os municípios na formulação de políticas para o segmento”, informou.

Conforme Merízio, enquanto a expansão do setor este ano teve uma média nacional de 4,4% no Espírito Santo alcançou a marca de 9,6%.O subsecretário pontuou que o avanço tem sido possível graças ao engajamento de toda a cadeia do turismo, que tem ajudado o governo a apresentar o Espírito Santo para o país.

Também recebeu homenagens, Cacau Monjardim, criador da famosa frase “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”.

Guarapari e Vila Velha. O proponente da sessão solene, deputado Carlos Von (Avante), que tem base eleitoral em Guarapari, destacou que o balneário tem mais de 50 praias, mas, devido à pouca divulgação, apenas três são bem conhecidas, entre elas a Praia do Morro.

“Estamos mapeando todas as praias para a elaboração de uma estratégia destinada a mais divulgação; o potencial de crescimento do nosso turismo é muito grande, pois todas as praias de Guarapari têm os seus encantos”.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), citou a importância da cidade na paisagem turística capixaba. Segundo acentuou, antes de chegar às praias de Guarapari, os turistas que desembarcam em Vitória sobem ao Convento da Penha, um dos ícones do turismo religioso no país.

O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), citou a importância da cidade na paisagem turística capixaba

Max afirmou que a cidade vai ganhar novo impulso no turismo com a remodelação dos quiosques na orça litorânea, cujas obras devem ter início em novembro de 2019, além da contratação de turismólogos pela prefeitura.

Areia Preta. O deputado federal Amaro Neto (PRB), membro titular da Comissão de Turismo da Câmara Federal, falou sobre as atividades do colegiado para impulsionar o setor no país e se colocou para contribuir para a divulgação do Espírito Santo.

O ex-deputados estaduais Walter De Prá e Luzia Toledo também destacaram a importância do turismo capixaba e dos homenageados no fortalecimento do segmento no estado.

Luzia Toledo teve no turismo uma das principais ações de seus mandatos como deputada na Assembleia Legislativa; já Walter De Prá é reconhecido pela defesa permanente do resgate do prestígio de Guarapari, conhecida como “Cidade Saúde” por causa das areias monazíticas em praias.

O ex-deputado defendeu ações governamentais para que o chamado “turismo do bem-estar” volte a ganhar impulso com mais divulgação da Praia de Areia Preta, o que, segundo ele, fortalecerá a economia de Guarapari e do estado. Veja mais fotos aqui.

Homenageados com a Comenda Convento da Penha 

  • Alcenir Maria da Cruz Rocha – Turismóloga
  • Alessandro Adrelle Eller Dias – Apresentador televisivo de programa de gastronomia; coordenador de festivais no segmento
  • Amaro Neto – Deputado federal e ex-deputado estadual
  • Berenice de Albuquerque Tavares – Professora universitária na área de turismo e ex-secretária municipal de Turismo de Serra
  • Cecília Milanez Milaneze  – Promotora de eventos
  • Chocolates Garoto – Indústria de chocolates
  • Dalva Vieira de Souza Ringuier – Especialista em turismo e meio ambiente
  • Eustáquio Palhares Aurich – Jornalista e turismólogo
  • Heber Guimarães Sobrinho – gestor na área de fretamento e turismo
  • Hilquias Darcley Brasileiro – Fundador do portal Capixaba da Gema (especializado em turismo)
  • Idalécio Carone Filho – empresário de Rádio e TV
  • José Carlos Monjardim Cavalcanti – Jornalista e escritor e mais conhecido como Cacau, é autor da famosa frase “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”
  • Júlio Sulaiman Yaber – empresário de turismo, foi pioneiro na divulgação da biodiversidade marinha do estado
  • Liliajane Mallmann – Apresentadora do programa Tribuna na Estrada, da TV Tribuna (SBT)
  • Lucas Izoton Vieira – Foi um dos criadores dos projetos “Os Passos de Anchieta” e “Instituto Rota Imperial”
  • Ludmila Dutra do Souto Gatti – Turismóloga
  • Luiz Paulo Vellozo Lucas – Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves; ex-deputado federal e ex-prefeito de Vitória
  • Luiz Wagner Chieppe – Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca
  • Luzia Alves Toledo – Ex-deputada estadual e ex-senadora
  • Márcia Guimarães Abrahão da Costa – Ocupou vários cargos de gestão pública na área do turismo capixaba
  • Marco Antônio Cypreste de Azevedo – Empresário e gestor da área de turismo
  • Maria das Graças Reis Costa – Presidente de entidades ligadas ao artesanato e ao turismo
  • Maria Lúcia Baeta Neves – gerente de empresa de turismo e especializada em guia de turismo
  • Max Freitas Mauro Filho – Prefeito de Vila Velha; ex-deputado federal
  • Nhozinho Matos – Considerado um dos grandes divulgadores da moqueca capixaba
  • Teresina Stange – Foi uma das fundadoras da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav-es)
  • Valdeir Nunes dos Santos – Empresário de hotelaria
  • Walter De Prá – Ex-deputado federal e estadual e ex-prefeito de Nova Venécia
  • Wesley Vieira Sathler – Apresentador de TV e organizador de grandes eventos sobre turismo
  • William Galvão Lopes – Integrou vários conselhos municipais de turismo no Espírito Santo
Deixe seu comentário