Após a primeira pesquisa eleitoral para governador do Estado, feita pela Rede Gazeta e Instituto Futura, publicada em 14 de abril e mostrando um empate entre o atual governador Paulo Hartung (PMDB), que teria 36,9% das intenções de voto, contra o ex-governador Renato Casagrande (PSB) que teria 36,1%, uma segunda pesquisa confirma esse cenário de empate.

Nessa mais recente pesquisa, realizada pela Enquet no Espírito Santo, contratada pela Rede Sim e divulgada em parceria com a Rede Capixaba de Comunicação, Band News e também pelo Jornal Metro, Hartung aparece na frente, com 30,5% das intenções de votos, enquanto Casagrande tem 29,1%.

Na pesquisa da Enquet Hartung aparece na frente, com 30,5% das intenções de votos, enquanto Casagrande tem 29,1%.

Estimulada. Ainda de acordo com a Enquete, a margem de erro é 2,7% para mais ou para menos em um coeficiente de confiança de 95%. Os dados são referentes à pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados para escolha dos eleitores. A pesquisa ouviu 1.300 pessoas em 37 municípios do Espírito Santo entre os dias 23 e 26 de junho.

Rose de Freitas (PODE) aparece na pesquisa com 6,8%.

A pesquisa avaliou ainda que Rose de Freitas (PODE) e André Moreira (PSOL) aparecem na pesquisa com 6,8% e 1,9%, respectivamente. Os índices dos dois candidatos ficam abaixo dos 16,6% de eleitores que declararam que vão votar em branco ou anular o voto. Na Grande Vitória, esse percentual chega a 19%, enquanto no interior é de 14%. Outros 15% não sabem em quem votariam ou não opinaram.

Segundo turno. A pesquisa Enquete também apontou empate num eventual segundo turno, com Casagrande tendo 39,6% das intenções de voto; e Hartung, 38,2%. Entre os pesquisados, 13,2% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 9,1% afirmaram não saber em quem votar. O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro. Se houver segundo turno, a votação acontece no dia 28 de outubro.

Sem Hartung. Outro cenário avaliado pela pesquisa da Enquete é um cenário sem Hartung na disputa e com a participação de Ricardo Ferraço (PSDB). Nessa situação, Casagrande aparece com 38,8% das intenções de voto, seguido de Ferraço, com 12,8%. Rose de Freitas tem 10,2%, e André Moreira aparece com 2,5%. Brancos e nulos somam 20,1%, e 15,6% das pessoas ouvidas não sabem ou não opinaram. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número ES-02563/2018.

Deixe seu comentário

Comments are closed.