Os quiosques e atividades turísticas vão poder voltar a funcionar em Guarapari a partir de amanhã. A autorização faz parte do novo decreto municipal que foi publicado nesta quarta-feira (30). Os quiosques deverão obedecer às medidas de prevenção previstas para os estabelecimentos comerciais, bem como as normas específicas para seu funcionamento.

Tanto nas praias, quanto nas vias públicas, fica autorizado o funcionamento e a retomada das atividades de esportes e lazer nos equipamentos localizados em áreas abertas no município de Guarapari.

Os equipamentos e espaços esportivos estarão liberados para as práticas de atividades esportivas individuais e coletivas aeróbicas em locais abertos, para usuários, atletas amadores e treinamento de atletas de alto rendimento. As atividades esportivas deverão seguir as recomendações sanitárias para a aplicação de todas as medidas preventivas voltadas à contenção da disseminação da Covid-19.

Nos clubes e demais espaços privados de esporte e lazer, deverão ser respeitados os protocolos legais de segurança e saúde para a reabertura de estabelecimentos. Os idosos acima de 60 anos de idade, adultos dos grupos de risco, de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e crianças abaixo de 5 (cinco) anos de idade, não poderão permanecer nos equipamento esportivos.

A praia continua liberada para circulação e permanência, devendo respeitar o distanciamento social e as medidas sanitárias de saúde, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

Os ambulantes licenciados podem vender quaisquer produtos e alimentos, e fica permitida a participação de todos os feirantes aprovados e devidamente cadastrados nas feiras livres de produtores rurais do Município.

Fica permitido aos comerciantes devidamente credenciados e em locais demarcados pela Septran, o aluguel de mesas, cadeiras e ombrelones, com 60% (sessenta por cento) da quantidade de equipamentos autorizados.