O Portal 27 conversou com Hugo Pires, formado em comunicação social, fotógrafo profissional há 8 anos, para saber qual o segredo das lindas imagens que ele captura em sua câmera. Segundo Hugo, o fotógrafo precisa ter um olhar diferenciado e compreender a fundo as particularidades de cada cliente.

Hugo Pires – fotógrafo

Hugo fotografa casamentos, festas de 15 anos, aniversários em geral, gestantes, crianças, realiza ensaios e faz ainda fotos sensuais. De acordo com ele, a foto perfeita está nos detalhes mais simples: “Eu uso da psicologia na fotografia para conseguir as fotos que eu quero, se eu percebo que o casal é tímido, eu quebro gelo com ele ali, vou fazendo algumas brincadeiras, me aproximo do casal para fotografar. Gosto de saber a história deles, para saber como que funciona a rotina dos dois, para entender isso e conseguir extrair o melhor possível daquele ensaio”, afirmou.

Ensaio de casal – Hugo Pires

Psicologia no ensaio. Hugo conta que conhecendo o casal, por exemplo, ele sabe qual lugar deixará o par mais à vontade para fotografar. “Se eu percebo que o casal é muito tímido, eu vou pensar em propor um lugar pra eles que seja silencioso, longe de todo mundo, que automaticamente tenha a ver com os dois. Proponho um lugar que não os deixe constrangidos, uma cachoeira, uma praia, algum local onde eles já estiveram. A questão da psicologia no ensaio é justamente deixar o casal tranquilo, conseguir confortar eles ali, chegando mais próximo da intimidade deles e para essa foto perfeita, eu dou uns toques de onde a mão ficaria melhor, do ângulo do rosto, em função da luz e tudo o que eu percebo durante a conversa com os dois. Quando eles se soltam daquela pose que eu deixo, eles vão ver o que está acontecendo, fazem alguma ação que eu peço e a foto é feita entre um momento e outro a essência dos dois é captada”, afirmou.

Fotografia: Hugo Pires

Ensaio de 15 anos. “Com quinze anos é a mesma coisa, você precisa imaginar que a debutante quer muito impressionar as amigas, quer que aquilo fique marcado na vida dela, nas primeiras conversas já dá para perceber o que a debutante gosta ou não gosta, o lado do rosto que ela prefere para fazer o melhor ensaio possível”.

Gratificante. “Todas as vezes que alguém chega pra falar: “nossa que fotos maravilhosas você me entregou, que sensacional, você conseguiu captar a essência de nós dois”, é porque você não gerou o desconforto pra aquela pessoa, isso acontece quando você começa a perceber as pessoas na forma delas agirem”, afirmou o fotógrafo.

Ensaio de Gestante: foto de Hugo Pires

Autoestima. “Psicologicamente falando, a maioria das pessoas vê defeitos em si que na realidade nem existem. Quando você pega a imagem dessa pessoa de um escopo em que ela não está percebendo, ela se surpreende com ela mesma, você entrega a melhor versão dela, aquilo impacta a pessoa. Já tive noiva chorou quando pegou o álbum ou quando viu uma foto. Mãe de noiva já se lembrou do próprio casamento. Você entrega a melhor versão da pessoa sem que precise forçá-la para isso, é natural, você captura tudo de bom que a pessoa tem e transmite aquilo na foto”, afirmou.

Cerimônia de casamento: foto de Hugo Pires

Não basta uma boa câmera e a luz ideal. Essa técnica é muito útil, você precisa saber usar melhor a luz e de um equipamento bacana, usar a melhor luz do dia para iluminar o cabelo, fazer o recorte da iluminação do rosto para ressaltar a beleza da pessoa, porém isso não é suficiente. Você traz a realidade para a sua técnica, você já sabe como tirar as melhores fotos da pessoa, porque em duas ou três conversas, você já traçou o perfil dela,  você vai tirar dela o melhor possível e vai entregar nas mãos dela boas lembranças daquele momento, aquele sorriso sincero, aquele olhar desapegado pro lado”.

Foto de Hugo Pires

A fotografia na vida da pessoa faz diferença. “Ha pessoas que vivem melhor por causa de dois ou três retratos entregues. Já vi pessoas deprimidas porque receberam de outros profissionais uma foto de que não gostaram. Não canso de bater nessa tecla que a psicologia é uma das principais ferramentas que você pode usufruir pra que o seu cliente  se sinta muito feliz”, finalizou.

Deixe seu comentário