Nos dez primeiros dias de 2018 o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) atingiu a média de 80 doadores por dia, mas ainda é preciso aumentar a quantidade de doações, principalmente, do fator RH  Negativo. Uma boa oportunidade para quem quer contribuir é a campanha de coleta de sangue e medula óssea , que será realizada no Sesc Guarapari, nesta quarta-feira (17), das 9 às 13h30.

Segundo a médica, uma única bolsa de sangue pode ajudar a salvar até quatro pessoas. Foto: Sesa

A campanha é uma parceria do Hemoes com o Sesc, a Arena Premium, a faculdade Doctum e o Hospital Francisco de Assis (HFA). Segundo a médica responsável pela agência transfusional do HFA, Viviane Cunha, o ônibus do Hemoes estará presente e serão distribuídas até 100 senhas para quem comparecer ao local.

Ela esclareceu que apesar do Hemoes ter uma maior necessidade de sangue com fator RH Negativo, todo tipo sanguíneo pode ser doado. Porém, todos os candidatos a doadores passam por uma triagem para saber se realmente podem doar.  A médica também explicou que este ano foi implementada uma nova restrição para a doação de sangue. “Quem não tomou a vacina contra a febre amarela não pode doar sangue.  É uma portaria nova então o Hemoes não está aceitando o sangue dessas pessoas”.

Viviane ressaltou a importância da doação.  “É importante que as pessoas doem para nos ajudar a salvar vidas. Este sangue é usado para casos cirurgias; acidentes de trânsito em que, geralmente, as pessoas perdem muito sangue; em UTIN’s (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) e UTI (Unidade de Terapia Intensiva ) adulta, por exemplo”.

Segundo ela, doar sangue é rápido, não dói e não causa nenhum prejuízo a saúde. Além disso, cada pessoa doa o suficiente para encher uma bolsa de sangue, que variar entre 250 e 300 mililitros, que pode ajudar a salvar diversas pessoas. “Cada bolsa é fracionada e dali eles tiram hemácias, plaquetas e plasma. Então uma bolsa de sangue pode servir para até quatro pessoas ou mais. Se for para uma criança na UTI com cerca de 5 quilos, vou tirar 30 ml de uma bolsa de 250ml então posso ajudar muitas  outras crianças”.

 Quem pode doar:

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

É necessário ter peso superior a 50 quilos e estar com a saúde normal. Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Não pode doar:

Não pode doar sangue quem fez tatuagem ou fez cirurgia recentemente. Se o voluntário  fez jejum prolongado ou ingeriu bebidas alcoólicas há menos de 12 horas da doação.  Quem passou por uma endoscopia nos últimos seis meses, teve gripe ou febre nos últimos sete dias. Usuários de drogas, grávidas, mães que estão amamentando,  pessoas com múltiplos parceiros e até as que dormiram menos de 6 horas na noite anterior a doação .

Deixe seu comentário