Mais de quatro mil andarilhos chegaram ontem de manhã em Setiba, no balneário de Guarapari, depois de caminharem 58 quilômetros nos Passos de Anchieta, desde a capital vitória. Hoje os peregrinos seguem rumo para Meiaípe, onde terão que andar mais 23 quilômetros para repousarem.

Uma turma de 47 pessoas do município de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, veio para a caminhada com muita disposição e animação. Segundo a participante carioca que participa pela primeira vez, Carmelita Gonçalves da Silva de 70 anos, os pés começaram a doer nos primeiros passos, mas ela não desistiu. Tirou o calçado e seguiu com os pés no asfalto.

"Não há dor que nos faça desistir do nosso alvo. Vamos chegar até o final", disse Carmelita empolgada.
“Não há dor que nos faça desistir do nosso alvo. Vamos chegar até o final”, disse Carmelita empolgada para caminhar até Anchieta.

“Fui convidada por essa turma que já praticam caminhadas lá no Rio e dessa vez eu resolvi encarar o desafio que eles me propuseram. Eu estou animada com toda essa vista que presencio e não vejo a hora de chegar ao Santuário Nacional” disse Carmelita.

Renata Rosa que é a Gerente de Cultura e Patrimônio Histórico do município de Anchieta, destino final do percurso, explicou que esse ano, após São José de Anchieta ter sido consagrado o mais novo padroeiro do Brasil, aumentou a procura das inscrições para os Passos de Anchieta. Diante da crise, eles conseguiram driblar e implantar um auxílio para aqueles que desejam conhecer a cidade.

O destino final é no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta.
O destino final é no Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta.
“Mesmo com as nossas dificuldades, nós disponibilizamos vários ônibus para que os fiéis que estão alojados ou desejam conhecer um pouco mais da cultura e a cidade de Anchieta, possam vir sem ter esse custo”, enfatizou Renata.

De Meaípe em Guarapari, onde eles irão pernoitar, seguem amanhã logo cedo para o Santuário Nacional onde receberão a benção do reitor do local, Padre César Augusto.

Trajeto
06/06 sábado: entre Setiba e Meaípe, são percorridos 24 quilômetros ainda em Guarapari.
07/06 domingo: entre Meaípe até Anchieta, no Santuário Nacional de São José de Anchieta nos últimos 23 km de caminhada.

Deixe seu comentário