Mais de 130 famílias das comunidades de Tocaia e Morro da Palha, em Iconha, estão prestes a superar uma etapa de dificuldade da história de vida da população. As estradas rurais que ligam as localidades à Rodovia BR 101 começam a receber pavimentação nos próximos dias. O governador Renato Casagrande assinou, na manhã deste sábado (11), a ordem de serviço para o início das obras nos mais de cinco quilômetros, por intermédio do Programa ‘Caminhos do Campo’.

THI_1019 (2)
‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais desenvolvido pela Seag. Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

“São investimentos como este, realizados pelo Governo do Espírito Santo, que cumprem os princípios fundamentais de nossa administração, que são levar desenvolvimento para todas as regiões e levar mais dignidade aos que mais precisam. O trabalho realizado pelo Programa Caminhos do Campo busca dar as mesmas condições de vida dos que moram nos grandes centros urbanos às pessoas que estão nas regiões rurais do Espírito Santo”, afirmou o governador Renato Casagrande.

O investimento realizado pelo Governo é de R$ 3,7 milhões, com recursos administrados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a chegada do asfalto representa, além da facilidade no escoamento da produção, a abertura de novas oportunidades e novos negócios. “Até o fim de 2014 vamos chegar a quase 550 quilômetros de estradas rurais pavimentadas dentro do Programa ‘Caminhos do Campo’ desde 2011. Com esta ordem de serviço de hoje, somamos 23 obras em andamento pelo Programa ‘Caminhos do Campo’ e outros 17 trechos já devem ser beneficiados nos próximos meses”, afirmou o secretário da Agricultura, Enio Bergoli.

THI_1057 (2)
O governador Renato Casagrande assinou a ordem de serviço para o início das obras nos mais de cinco quilômetros Foto: Thiago Guimarães/Secom-ES

O novo asfalto ligará Tocaia à BR 101, com quase dois quilômetros de extensão. Em outro ponto da BR 101 começa outro trecho que liga até Morro da Palha, com cerca de três quilômetros. As duas estradas se encontram na altura da comunidade de Tocaia.

“Em nome de toda a população de Iconha, agradeço ao Governo do Espírito Santo todos os investimentos que nosso município tem recebido nos últimos anos. A obra de pavimentação dessas estradas rurais representa um grande avanço para as duas comunidades beneficiadas”, afirmou o prefeito João Paganini.

“A vinda do asfalto é um incentivo para os cafeicultores investirem mais em suas lavouras e melhorar a produção agrícola. Toda a população está ansiosa pelo início das obras, que resolverão os problemas de poeira e lama”, afirmou o líder comunitário, Luciano Justi.

Programa ‘Caminhos do Campo’

‘Caminhos do Campo’ é o programa de pavimentação de estradas rurais desenvolvido pela Seag. O objetivo desse projeto é adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar, para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.

Além disso, o programa pretende aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e a quantidade de propriedades aptas ao agroturismo. O Programa Caminhos do Campo está beneficiando os produtores rurais capixabas e levando desenvolvimento para todo o Estado do Espírito Santo

Deixe seu comentário

Comments are closed.