Um peixe capturado em alto mar na manhã de hoje aguçou a curiosidade e mexeu com a imaginação dos pescadores do Bairro Una, em Guarapari. O peixe foi pescado no anzol por pescadores artesanais do Una.

“Quando eu puxei o anzol e vi o peixe começou a passar um monte de coisa na cabeça. Que peixe é esse? É uma espécie diferente, rara, que nunca vimos”, explicou Carlos Alberto, pescador que capturou o peixe.

P1000392
Nailton (E) e Carlos ficaram surpresos com o peixe. Foto: João Thomazelli – Portal 27

O pedreiro Nailton Nogueira estava no barco com Carlos Alberto e ficou confuso quando viu o peixe. “Primeiro eu pensei que era um dourado, depois um peixe espada gigante, mas eu vi os ferrões na barriga e percebi que não era nem um nem outro”.

O peixe foi identificado com sendo da espécie Trachypterus Jacksonensis ou Dragão Cabeça de Cavalo. Este tipo de peixe vive em locais que variam de 200 metros até mil metros de profundidade em alto mar.

P1000395
O peixe vai virar moqueca. Foto: João Thomazelli – Portal 27

O dragão cabeça de cavalo capturado hoje tem cerca de 2,2 metros de comprimento e 15 quilos. A barriga é cheia de ferrões, com o bico retrátil. É uma espécie rara de ser encontrada próximo à costa.

Sobre o que será feito com o peixe, o pescador que o capturou tem a resposta. “Como é um peixe diferente, que nós nunca vimos, vamos fazer uma moqueca para conhecer o gosto dele, mas primeiro vamos pedir para alguém experimentar para saber se não é venenoso”, brincou Carlos Alberto.

Em janeiro de 2011 um peixe da mesma espécie foi encontrado próxima às Três Ilhas, em Setiba, por um pescador de Perocão, mas na ocasião, o peixe já estava morto, quando foi capturado.

Deixe seu comentário