Começa hoje (31) o período de rematrículas e remanejamentos das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil para o ano letivo de 2017. O processo de organização das matrículas e de remanejamento foram publicados através das portarias pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a portaria de rematrículas, o processo de organização de matrículas, tem o objetivo de assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino públicas municipais que oferecem o ensino fundamental. Entende-se por rematrícula ou Renovação de matrícula, o ato que assegura ao aluno sua vaga, considerando o nível, modalidade e unidade de ensino da rede pública municipal.

. Foto: Divulgação. Na rede municipal, a Rematrícula será confirmada pelos pais, pelo responsável ou pelo próprio aluno, quando maior de idade, na secretaria da própria escola no período de 31 de outubro a 9 de novembro.

O remanejamento (transferência para outra escola da rede), deve ser solicitado na escola de origem, junto com uma cópia de comprovante de residência. A Semed informou através da portaria que o processo só é realizado após a confirmação da existência da vaga na escola pretendida.

Os alunos que os pais ou responsáveis desejarem a transferência da vaga de uma escola municipal para uma escola estadual, independentemente do ano/série a ser cursado(a), deverá solicitar o remanejamento eletronicamente acessando o site www.sedu.es.gov.br, no período estabelecido pela SEDU.

Já o cadastramento de alunos a partir de 6 anos que não estão matriculadas na rede acontece em 12 e 13 de dezembro (Dia “C”). Para formalizar o cadastro, é preciso apresentar certidão de nascimento, comprovante de residência original e comprovante de escolaridade, histórico escolar ou declaração.