Com o objetivo de unir forças com as famílias na educação de seus alunos, uma escola de Guarapari realizou hoje o encerramento do trimestre em grande estilo. A Exposição Cultural dos Trabalhos do Primeiro Trimestre da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosa Simões de Almeira que teve como tema “Plantando a Paz na escola” foi aberta aos pais dos estudantes e contou com a participação de muitos. 

Equipe do turno matutino da escola Rosa Simões

Danças, teatro, jograis, apresentação de trabalhos fizeram parte da culminância do projeto que foi apresentado aos pais durante o dia dessa sexta-feira (17) na EMEF Rosa Simões de Almeida, localizada no bairro Jabaraí. De acordo com Lidia Nunes Paixão dos Santos, diretora da unidade de ensino, os professores têm desenvolvido um excelente trabalho. “Mesmo com todas as dificuldades eles têm se empenhado para fazer um trabalho diferente dentro da educação e com as famílias”, afirmou.

Apresentação turno vespertino

A escola tem atende alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. São 640 estudantes ao todo, segundo informações da diretora. De acordo com Lidia, a ideia do projeto surgiu a partir da importância dos pais acompanharem o desenvolvimento cognitivo de seus filhos. “Ao elaborar os o nosso plano de ação de 2018/2019 juntamente com os pedagogos,coordenadores, professores e todo o corpo administrativo da escola, vimos a necessidade de a cada final de trimestre convidar a família para ver, analisar o desenvolvimento dos seus filhos”, afirmou a diretora que conta com uma maior presença da família na escola. 

Alunos da escola Rosa Simões em apresentação para os pais

O projeto consiste, segundo a diretora, em desenvolver ao longo do trimestre estratégias para melhorar o ensino dentro de cada disciplina. “Cada professor dentro da sua disciplina, com Base na Base Nacional Curricular, desenvolveu formas e estratégias para trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e diferenciada. Foram realizadas atividades de pesquisa no contra-turno, produções de textos, confecção de maquetes, danças, entre outros”, afirmou Lidia. 

Na última sexta-feira (17) aconteceu o encerramento o trimestre com a primeira apresentação cultural do projeto, mas outras oportunidades para que os pais acompanhem o desenvolvimento de seus filhos virão. As Exposições Culturais dos Trabalhos do Segundo e Terceiro Trimestres acontecerão em agosto e novembro.