Uma feira de flores e plantas que está sendo realizada na área do Radium Hotel, em Guarapari, tem de orquídeas até planta carnívora à venda. Trata-se da Expoflor e Verde de Holambra.

As plantas carnívoras exalam um odor que atrai insetos. Foto: João Thomazelli/Portal 27
As plantas carnívoras exalam um odor que atrai insetos. Foto: João Thomazelli/Portal 27

São 127 espécies de plantas e flores com preços que variam de R$ 3 a R$ 125. Entre os destaques da feira estão as orquídeas com pigmentação artificial. “Pouco antes de florescer, injetamos uma pigmentação no caule da planta e a flor fica com a cor que desejamos”, explica Gelson Evangelista, organizador da feira.

As plantas carnívoras são as espécies que mais chamam a  atenção na feira. “Elas exalam um odor que atrai moscas e mosquitos. Assim que o inseto pousa, elas se fecham e soltam uma enzima que dissolve a presa. Oito horas depois ela volta a se abrir esperando pela próxima refeição”, conta Evangelista. Ele ressalta que o odor exalado pela planta não é perceptível pelo ser humano.

As orquídeas com pigmentação artificial são muito procuradas na feira. Foto: João Thomazelli/Portal 27
As orquídeas com pigmentação artificial são muito procuradas na feira. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Além de seis tipos de orquídeas disponíveis para a venda, na feira também podem ser encontradas diversas espécies de plantas ornamentais, como a Philodrendo Pacova, que é a planta mais cara da exposição.

Para as orquídeas, que têm fama de serem difíceis de manter, Evangelista dá umas dicas. “é preciso molhar uma vez por semana e adubar a cada mês. Fora isso, é só mantê-la ao abrigo do sol direto, mas em um lugar onde tenha luminosidade”, finaliza.

A dona de casa Adenilsa Simões, 62 anos, aproveitou para comprar uma orquídea amarela com pigmentação artificial. “Ela é muito bonita e difícil de encontrar por aqui, por isso estou levando. A carnívora eu não gostei não. Imagina planta que come bicho!”, disse bem humorada.

A feira, que começou na última quinta feira, vai até o dia 26 de julho, funcionando todos os dias, inclusive domingo das 9 horas às 20 horas.