Quem acompanha a política capixaba sabe que o governador Paulo Hartung (PMDB) é um exímio jogador político e um estrategista nato. E sabe também que ele faz tudo para não perder uma disputa e gosta de emitir sinais trocados para confundir o mercado político e seus adversários.

Ele ainda não disse que é candidato a reeleição e segurou o quanto podo se ia ou não se desincompatibilizar do cargo para disputar outro cargo, como uma vaga de senador, por exemplo.

Isso fez “travar” durante algum tempo, todas as articulações dos adversários que esperavam a movimentação dele para poder decidir seus futuros. Agora, conforme foi divulgado pela coluna Xaréu na REDE, durante evento em Guarapari ele pode ter “lançado” um novo personagem na disputa ao governo do Estado.

Ricardo Governador. Para o enorme público presente Hartung disse: “Meu sonho é ver Ricardo Governador”. A frase inesperada, foi seguida de aplausos dos presentes. Nos bastidores essa frase foi entendida como uma possibilidade real. O entendimento do mercado político é que Hartung pode não ser candidato a reeleição e que poderia indicar o senador Ricardo Ferraço (PSDB) para a vaga de governador.

Para o enorme público presente Hartung disse: “Meu sonho é ver Ricardo Governador”.

Favorito. Essa movimentação faria os adversários terem que “reconfigurar” todas as suas articulações. Se Ricardo vier candidato ao governo, abre-se uma vaga ao senado, pois ele é um dos favoritos para a reeleição. Na pesquisa de abril realizada pelo Instituto Futura, ele tinha 42,1 % das intenções de voto para o senado.

Com Ricardo candidato ao governo, Rose de Freitas (Podemos) e principalmente Renato Casagrande (PSB), que estaria focado em levar Hartung para uma comparação de mandatos, teriam que rever todas as suas estratégias. Existem ainda outras mudanças que o nome de Ricardo candidato ao governo traria, mas não vou entrar neste assunto ainda. Mas causaria enormes mudanças em todo cenário político.  

O assunto ainda deve render muitas especulações, conversas,recuos e avanços. Mas, sem dúvidas, Paulo Hartung mostra mais uma vez que toda as movimentações políticas capixabas dependem dele. Não somente por ele ser governador, mas sim por ele ser um exímio articulador político. Vamos aguardar.

Deixe seu comentário