Centenas de pessoas passaram pela Câmara de Vereadores de Guarapari para dar um último adeus ao Ex-prefeito Benedito Soter Lyra. O enterro do ex-prefeito aconteceu por volta das 16h30 no cemitério do Centro.

Benedito Lyra foi prefeito por três mandatos. Ficou conhecido pela população como um prefeito acessível, que atendia a quem o procurasse, fosse na prefeitura ou em casa ou na rua.

centenas de pessoas passaram pela Câmara de Guarapari para se despedir de Benedito Lyra. Foto: João Thomazelli/Portal 27
centenas de pessoas passaram pela Câmara de Guarapari para se despedir de Benedito Lyra. Foto: João Thomazelli/Portal 27

“Benedito Lyra, além de ter feito história na política de Guarapari, ele lutou em favor da população, do mais humildes. Sem dúvida foi o prefeito mais popular de Guarapari”, comentou  o vereador Oziel de Souza (PPS).

Para o vereador Gedson Merízio (PSB), o legado de Benedito Lyra é extenso. “A história de vida de Benedito se confunde com a história política recente de Guarapari. Sem dúvida uma grande perda para todos”.

“Benedito Lyra representa uma parte da história de Guarapari. Ele era informal, atendia todo mundo que o procurava. Até no meio da rua ele despachava. tinha o pecado de ser bom demais”, complementou Germano Borges (PSB).

Ubirajara Ribeiro, um dos filhos de Benedito Lyra, conta que o pai começou a trabalhar cedo e cedo também entrou para a política.

“Meu pai começou a trabalhar muito cedo, ainda no cartório de meu avô. A história de muita gente de Guarapari se confunde com a história de meu pai. Ele tinha um prazer imenso em ajudar os outros, independente da orientação política. Mesmo fora da época de campanha, o que movia o meu pai era o prazer em ajudar os outros. A marca dele era ser do povo, sempre ajudando”, concluiu.

História. Benedito iniciou sua carreira política como vice-prefeito de Pedro Ramos de 1967 a 1971, depois assumiu como prefeito de 1971 a 1973, no que se chamou na época de “mandato tampão”.

Exerceu ainda o mandato por mais duas vezes, nos períodos de 1977 a 1983, somando quatro anos de mandato e mais dois de prorrogação. Benedito teve sua última passagem como prefeito de 1989 a 1993.