Alunos do segundo período do curso de Publicidade e Propaganda produziram um trabalho sobre a comunicação da cidade de Guarapari e um dos destaques foi o Portal 27. O grupo composto pelos alunos Jhonatan Glicério, Henrique Steiner, Pedro Paulo Barbosa, Wilhiam Marques e Felipe Miguel procurou nosso editor Wilcler Carvalho Lopes para conhecer um pouco da história do Portal e compreender as bases legais para seu funcionamento.

Da esquerda para a direita: Jhonatan Glicério, Henrique Steiner, Pedro Paulo Barbosa, Wilhiam Marques e Felipe Miguel. Foto: Bruno Bartz/divulgação

De acordo com Pedro Paulo, o trabalho foi para a disciplina de Sistemas Brasileiros de Comunicação e o foco na matéria “é falar mais sobre as políticas de comunicação, seja rádio, seja site, ou televisão, percebemos que há uma Concentração da mídia nas grandes famílias brasileiras, e isso impede outras de crescer, existe uma grande desvalorização da comunicação local”, afirma o aluno, enfatizando que as pessoas buscam ver os jornais das grandes redes em vez da mídia local. Assim, segundo o aluno, a ideia do trabalho surgiu com a intenção de valorizar a mídia local, o tema foi proposto pela professora Hervacy Brito e cada grupo escolheu uma mídia local.

Banner sobre o Portal 27 produzido pelos alunos

O Portal. “Fomos então entrevistar o Wilcler, e saber tudo sobre a legislação, como o Portal começou, o que foi preciso para se efetivar como fonte de notícias, se houve algum trâmite legal. Falamos também do diferencial de o Portal 27 manter 24 horas de notícias, do sistema de fontes. Soubemos que o Portal 27 apura as informações, vai até o local conseguir mais detalhes, recebe informações pelas redes sociais. Falamos no trabalho que é uma empresa mais familiar, que até contrata outras pessoas para serviços isolados. Falamos do desafio do Portal de estar em constante contato com o consumidor e sobre o grande problema das Fake News que vêm sendo disseminadas pelas redes sociais”.

Pedro fala da importância de conhecer os meios de comunicação da nossa cidade: “as mídias nacionais não representam nossa realidade, elas transmitem a realidade do Brasil em geral, para nós que moramos em uma cidadezinha relativamente pequena como Guarapari é importante ficar sabendo o que está acontecendo aqui no nosso dia a dia, podemos nos pautar diante dessas notícias que têm que ser bem apuradas, valorizadas”.

O Editor executivo do Portal 27, Wilcler Carvalho,  comentou sobre o trabalho. “Ficamos muito felizes com esse trabalho. Nós fomos o primeiro site jornalístico online 24 horas da cidade. São quase seis anos de história e mais de 10 mil matérias publicadas e milhões de visualizações. Ter uma faculdade de comunicação avaliando e querendo saber sobre nosso trabalho só nos dá orgulho. Temos muita responsabilidade e saber que somos referencia no jornalismo digital nos dá muitas forças para continuar”, afirmou.

Deixe seu comentário

Comments are closed.