No ano passado, a Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria de Análise e Aprovação de Projetos e Secretaria de Obras, iniciou uma série de ações de reforma na Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba, com o objetivo de entregar o espaço público com todo o conforto, segurança e beleza aos frequentadores.

Nova reforma na Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba. Foto: Prefeitura de Guarapari

Dentre as intervenções já realizadas, a Secretaria Municipal de Obras executou a reforma da fonte com novo revestimento e bicos subaquáticos, teto e parede do túnel, peitoril dos canteiros, reparo dos pisos, pintura dos postes.

Ainda serão executados serviços de manutenção do piso e brinquedos do playground, paisagismo, instalação de novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras e monumento de aço, além da construção de uma guarita para vigia visando garantir a redução do índice de depredação.

Totalmente revitalizada no final 2012, a Praça Philomeno Pereira Ribeiro, em Muquiçaba, foi entregue à população como um novo ambiente, oferecendo conforto, segurança e entretenimento àqueles que passam pelo espaço.

Chafariz da Praça Philomeno Pereira Ribeiro. Foto: Prefeitura de Guarapari

Os investimentos transformaram a antiga praça que ganhou fonte, túnel, iluminação, memorial, pergolado de madeira, lixeiras, bancos, playground com grama sintética, paisagismo, área de contemplação e outros equipamentos. 

No entorno da praça foram instalados novos abrigos de passageiros e concluída a sinalização de trânsito vertical, horizontal e semafórica, permitindo o tráfego de veículos e pedestres com segurança. 

Entretanto, assim como outros espaços público do município, foi alvo de inúmeras ações de vandalismo com pichações, furto de lâmpadas, ornamentações além da depredação de bancos, lixeiras, luminárias, academia popular, chafariz e brinquedos.

O patrimônio, acabou sendo “esquecido” após sua inauguração e volta a receber atenção na atual administração, que desde de o início da gestão, iniciou as ações de reforma, devolvendo à população esta conquista.

 

*Com informações da Prefeitura de Guarapari