A noite desta quinta-feira (13) foi especial para a população de idosos e deficientes de Guarapari. O município agora conta com um Centro de Convivência da 3ª Idade e Residência Inclusiva, localizado na Rua Eliziário Lourenço Dias, 340, no bairro Coroado.

O Centro de Convivência irá atender idosos com idade igual ou superior a 60 anos. O objetivo é desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares, do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

O espaço trabalha atividades como vivência em grupo, experimentações artísticas e culturais, esportes, lazer, artesanato, jogos, cursos, encontros recreativos, natação e informática.

20150813_193635
Prefeito falou sobre os investimentos que a prefeitura está fazendo no município. Foto Wilcler Lopes/Portal27
20150813_191149
Secretária Maria Helena ressaltou o trabalho em Assistência Social de Guarapari. Foto: Wilcler Lopes/Portal27

O deputado estadual Sergio Majeski esteve presente na inauguração do Centro e falou sobre a importância de cuidar da 3ª idade: “É muito gratificante saber que há essa preocupação em acolher e criar um espaço tão digno quanto este para a 3ª idade. Que isso sirva de exemplo aos outros municípios e ao próprio Estado, para se criar e aprimorar espaços como este”.

Já a Residência Inclusiva oferece Serviço de Acolhimento Institucional integral para jovens e adultos que tenham entre 18 e 59 anos e que apresentem alguma deficiência, em situação de dependência, que não tenham condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar. O local tem capacidade máxima para acolher dez pessoas.

Maria Helena Neto, secretária municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac), disse estar contente em poder inaugurar a primeira Residência Inclusiva do Estado: “O município está entregando um centro de inclusão repleto de serviços humanizados”.

Confira um vídeo com alguns momentos da cerimônia.

 

*Por Gessika Avila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!