O Centro de Convivência da 3ª Idade e Residência Inclusiva, recém-inaugurado no bairro Coroado, foi palco de uma coletiva de imprensa, convocada pela Prefeitura de Guarapari, na manhã desta quinta-feira (20). No evento, o prefeito Orly Gomes esclareceu a questão da tradicional festa da cidade e confirmou que ela acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro, na Praia do Morro, em frente à pedra do Marlim. Essa informação contraria o que ele havia dito anteriormente, sobre o cancelamento da festa este ano. Veja aqui.

Prefeitura realizou coletiva na manhã desta quinta-feira (20) no bairro Coroado. Foto: João Thomazelli / Portal 27
Prefeitura realizou coletiva na manhã desta quinta-feira (20) no bairro Coroado. Foto: João Thomazelli / Portal 27

Na ocasião, estiveram presentes secretários municipais, além do próprio prefeito e a imprensa local. O assunto não foi apenas a festa da cidade, que será de menor proporção, quando comparada aos anos anteriores, e terá como atração bandas regionais.

O prefeito e os secretários aproveitaram a oportunidade para destacar pontos de desenvolvimento do governo nesses dois anos e meio de gestão. Um deles foi a questão da segurança, que vem ganhando investimento. Hoje, o município conta com 51 câmeras de videomonitoramento funcionando dentre as 80 instaladas.

Orly e seus secretários apresentaram um relatório das ações da prefeitura até hoje. Foto: João Thomazelli / Portal 27
Orly e seus secretários apresentaram um relatório das ações da prefeitura até hoje. Foto: João Thomazelli / Portal 27

Também foram apontadas dificuldades encontradas pela administração pública, como os cortes e a redução de repasse de verbas do Governo Federal a estados e municípios. Com isso, os investimentos sofrem por não contarem com esse repasse.

Outro obstáculo para a atual gestão é a herança de dívidas das administrações anteriores que consomem, aproximadamente, R$ 720 mil dos cofres municipais por mês. Logo, em um ano, R$ 8,6 milhões do orçamento municipal deixam de ser investidos. “Isso significa que um bairro completo está deixando de ser pavimentado durante um ano por conta dessa dívida que nós tivemos que assumir”, esclareceu Danilo Porto, secretário de Desenvolvimento e Expansão Econômica.

Para finalizar, o prefeito declarou: “O cenário não é bonito, mas nós estamos trabalhando e preparando o município de Guarapari para enfrentar todas essas situações”.

Confira as atrações da festa da cidade confirmadas até o momento:

17/09 – Noite evangélica com bandas locais

18/09 – Samba Du Bom e Prateados

19/09 – Cataguases e Banda Woops

*Por Gessika Avila