Pensando em promover a interação dos alunos do ensino fundamental com o meio rural, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o projeto Turismo Rural Pedagógico, em Itapemirim. O objetivo também é destacar a importância da preservação do meio ambiente e resgatar as raízes, culturas, costumes e tradições do meio rural.

Para isso, os alunos, sob a orientação de pedagogos e professores, vão visitar a comunidade de Fazenda Velha, na fábrica de doces, apiário, três fábricas de farinha de mandioca, plantações de abacaxi, café, cana-de-açúcar, matas nativas, pecuária, nascentes na Areia Preta, além da visitação no sítio do Sr. José Augusto, que possui árvores frutíferas, criações de gado, pato, marreco, peru, galinha, pavão, porco e cavalo.

1 (1)
Durante a visita, os alunos farão registros fotográficos e entrevistas com os proprietários rurais. Foto: PMI

Durante a visita, os alunos farão registros fotográficos e entrevistas com os proprietários rurais para obterem conhecimento sobre os lugares visitados. Após, devem elaborar um relatório escrito, com o objetivo de registrar os conceitos adquiridos na aula de campo.

“Algumas crianças e adolescentes possuem pouco contato com o meio rural. O projeto permitirá aos alunos essa oportunidade, desenvolvendo, assim, uma visão crítica sobre o mundo que o cerca, além de fazer com que todos percebam que só depende de nós para a natureza continuar sempre bela”, afirma a secretária de Educação e vice-prefeita, Viviane Peçanha.
OBS: O cronograma de visitas do projeto Turismo Rural Pedagógico está em anexo!!