JB Padrão
Banner TOP
Ricardo Cruz,

O presidente da Câmara de Guarapari, Wendel Lima, que era filiado ao Partido Social Democrático (PSD), está fora do partido. O presidente municipal do PSD, Ricardo Cruz, desligou Wendel do partido na semana passada. O motivo alegado por Ricardo para essa desfiliação seria por  “desavenças políticas”.

Segundo Ricardo “Wendel tem tido vários desentendimentos com a vereadora Fernanda Mazelli. Então, por essas desavenças, fizemos a desfiliação” disse Ricardo, que além de presidente do PSD, é tio de Fernanda.

Ainda de acordo com ele, não existe mais clima para o presidente da Câmara voltar para o PSD. “Enquanto eu for presidente não”, disse ele. Nossa equipe tentou falar com a vereadora Fernanda Mazelli (PSD), para que ela pudesse comentar essa situação das desavenças, mas até o fechamento desta matéria, ela não atendeu as nossas ligações.

Procurado pelo Portal 27, Wendel Lima confirmou que foi desligado do PSD, mas afirmou que não iria comentar as alegações de Ricardo Cruz.  Wendel também não quis comentar se já estaria filiado a algum outro partido político.

PSD desligou Wendel Lima do partido por desavenças com a colega Fernanda Mazelli.

Dois casos. Esse já é o segundo caso de vereador de Guarapari que é “posto para fora” de um partido em Guarapari. O primeiro caso foi do Dr. Rogério Zanon que foi expulso do PRP e agora está filiado ao PSB. Tanto Wendel como Rogério são pré-candidatos a deputado estadual e federal respectivamente e precisam estar filiados para poder disputar as eleições.  

Janela. De acordo com a lei eleitoral, vereadores que são pré-candidatos não podem mudar de partido para disputar as eleições. Ao contrário dos deputados estaduais, eles não tem “janela partidária”, ou seja o período de trinta dias que antecede o prazo de filiação de seis meses exigido em lei para concorrer à eleição daquele ano.

Infidelidade. Essa janela acabou no último dia 7 de abril. Só existem duas formas de um vereador que pretende ser candidato mudar de partido dentro deste período: sofrer penalidade de expulsão ou ingressar com uma ação alegando justa causa para desfiliação. Qualquer outra forma, pode incorrer na infidelidade partidária, podendo até acontecer a perda dos seus mandatos. 

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo
Institucional Basic Idiomas

Padrão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here