Os pesquisadores Thiago Silva Soares e Thiago Marcial de Castro, por meio de pesquisas desenvolvidas no Parque Estadual Paulo César Vinha, produziram o livro “Répteis da restinga do Parque Estadual Paulo César Vinha – Guarapari, Espírito Santo, Sudeste do Brasil”. A previsão de lançamento do material é para o próximo mês.

Foto: Divulgação
O livro traz registros de 45 espécies. Foto: Divulgação

O trabalho de pesquisa começou há cinco anos. O livro traz registros de 45 espécies, sendo 14 de lagartos, 27 de serpentes, dois de anfisbênios (cobras-cegas), uma de jacaré e uma de cágado. O material é ricamente ilustrado com fotografias técnicas e artísticas, atende tanto ao meio acadêmico-científico quanto ao público leigo.

Thiago Soares é pesquisador no Instituto Nacional da Mata Atlântica. Ele destacou que o material apresenta informações sobre biologia, história natural, taxonomia e distribuição geográfica de cada espécie pesquisada, além de informações sobre espécies ameaçadas por caça predatória, queimadas e atropelamentos.

O objetivo com o lançamento do livro é incentivar a preservação das espécies e, também, apresentar um material que possa servir de fonte de informações e estudos sobre répteis de restinga do Espírito Santo.

O trabalho contou, também, com a colaboração de outros pesquisadores que trabalhavam no Parque.

Saiba Mais:

Um dos objetivos das Unidades de Conservação (UCs) gerenciadas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) é apoiar pesquisas científicas. Por meio desse apoio, as UCs oferecem a infraestrutura necessária para a condução das pesquisas, ficando a cargo dos pesquisadores contribuírem com os conhecimentos adquiridos para a preservação das áreas.

Os procedimentos para realização de pesquisas nas UCs gerenciadas pelo Iema estão descritos no site http://www.meioambiente.es.gov.br/. Basta acessar a guia “Unidades de Conservação” e escolher a opção “Autorização para Pesquisa”.