Você provavelmente já ouviu falar no Outubro Rosa ou já viu prédios e monumentos ganharem uma iluminação especial neste tom. Na capital do Espírito Santo, o Convento da Penha e a Ponte da Passagem aderiram a cor rosa. A campanha, que chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), visa divulgar a importância da prevenção do câncer de mama através de diversas iniciativas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres – são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. No Espírito Santo,  Simonne Capeletti, começou a organizar uma caminhada chamada Roseando Vitória e Guarapari, por causa de umas amigas que tiveram o câncer diagnosticado. “O evento foi criado no ano passado, em virtude de umas amigas que tiveram câncer”, conta ela.

Simonne Capeletti
Simonne Capeletti, começou a organizar uma caminhada chamada Roseando Vitória e Guarapari.

No começo do mês, a caminhada foi realizada na Capital, e contou com mais de 600 pessoas. Muitas sombrinhas rosearam a Praia do Camburi. E neste domingo (26), é a vez de Guarapari. A organizadora disse, que no ano passado, a caminhada na cidade saúde não teve muito sucesso, mas este ano será diferente. “Eu acredito que este ano a caminhada será bem movimentada”, relata Simonne.

O objetivo da caminhada é Homenagear as Guerreiras de Lenço e conscientizar as mulheres e homens para a prevenção do câncer de mama. O autoexame das mamas é uma prática positiva, que deve ser feita por todas as mulheres. Porém, ele não é capaz de detectar vários tipos de tumores, especialmente os que estão em fase inicial, por isso é importante consultar um médico e realizar a mamografia. Quando o tumor é diagnosticado no início, ainda é possível tratamentos menos agressivos, como quimioterapia e radioterapia, e as chances de cura são de 99%.

Roseando
Neste domingo, o ponto de encontro será na Prainha de Muquiçaba, às 7:30h.

Encontro. Neste domingo, o ponto de encontro será na Prainha de Muquiçaba, às 7:30h. Às 8h, a caminhada começa no calçadão da Praia do Morro e vai até o Morro da Pescaria. A organizadora ressalta que terá produtos a serem comercializados durante o evento, e a renda será revertida para as pessoas que estão em tratamento.

Deixe seu comentário