Após a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Guarapari desta terça-feira (25), na qual foi votado, a partir das 14 horas, o Plano Municipal de Educação, teve início a sessão ordinária da Câmara, que apresentou alguns projetos de leis, visando melhorias para o município. Os projetos foram votados pelos vereadores presentes.

Dito_1
Dito quer o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica na cidade.

De todos os projetos apresentados, alguns ganharam destaque, vindo a ser elogiados por outros vereadores votantes. Um desses casos foi o Projeto de Lei nº 091/2015, criado pelo vereador Marcial Almeida (Dito Xaréu), que institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública para pessoas com deficiências, necessidades especiais ou mobilidade reduzida em Guarapari.

A fiscalização popular de obras no âmbito do município foi outro Projeto de Lei elogiado pelos presentes, sendo este de autoria do vereador Ronaldo Gomes (Tainha).

Oziel
Oziel quer que empresas vencedoras de licitações contratem 50% da mão de obra dos moradores de Guarapari.

Já o vereador Oziel Pereira trouxe a discussão, a partir de seu Projeto de Lei nº 104/2015, sobre a obrigatoriedade das empresas contratadas através de licitação para execução de obras de qualquer natureza em contratar, no mínimo, 50% da mão de obra a ser utilizada entre moradores de Guarapari.

Além dos projetos apresentados, alguns vereadores reclamaram da segurança pública e pediram por mais policiamento nas ruas da cidade. Também foi colocado em pauta a questão da falta de segurança no pedágio da concessionária Eco101, que é assaltado com frequência.

Outro tópico exposto foi a dificuldade das pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte em encontrar locais adequados para prendê-las.

*Por Gessika Avila