O Santuário Nacional de São José de Anchieta realizará a abertura da Porta da Misericórdia neste domingo (13), durante missa que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. O evento, marcado para às 19 horas, faz parte das atividades do Ano Santo da Misericórdia, inaugurado pelo Papa Francisco nesta semana, em Roma.
Papa Francisco inaugurou o Jubileu da Misericórdia no último dia 8, durante a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Segundo o sumo pontífice, o lema “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” nos lembra de que primeiro foi utilizada misericórdia para conosco.
“Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, ressaltou Francisco.
“Misericórdia divina significa que o próprio Deus se condói, ele se debruça até a pessoa que está no chão para resgatá-la da miséria e revesti-la de dignidade. Isso é misericórdia: dar nova dignidade ao ser humano”, explica padre César Augusto, que complementa: “Os tijolos são parte do Santuário que cada fiel poderá ter em casa, como recordação desse amor infinito do Pai. É um momento muito especial para nossa devoção”.
Serviço:
Abertura da Porta da Misericórdia
Data: 13 de dezembro de 2015 (domingo)
Local: Santuário Nacional de São José de Anchieta
Horário: 19h