O Santuário Nacional de São José de Anchieta realizará a abertura da Porta da Misericórdia neste domingo (13), durante missa que será presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela. O evento, marcado para às 19 horas, faz parte das atividades do Ano Santo da Misericórdia, inaugurado pelo Papa Francisco nesta semana, em Roma.

papa francisco“O Papa sentiu a necessidade de ressaltar a misericórdia de Deus nesse mundo profundamente marcado pela falta de piedade. Passar pela Porta significa ir ao encontro da misericórdia do Pai, ser acolhido por Ele, mas também demonstra que queremos ser uma porta aberta ao irmão”, explica o reitor do Santuário Nacional de Anchieta, padre César Augusto dos Santos.

Papa Francisco inaugurou o Jubileu da Misericórdia no último dia 8, durante a solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Segundo o sumo pontífice, o lema “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” nos lembra de que primeiro foi utilizada misericórdia para conosco.

“Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura, que vem ao nosso encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia”, ressaltou Francisco.

SANTUARIO 3A Porta da Misericórdia do Santuário Nacional de Anchieta foi fechada dia 15 de novembro e os tijolos que forem retirados durante a cerimônia de abertura poderão ser adquiridos como recordação, presente, objeto de exposição e relíquia ou ainda como parte na construção de residências. Os recursos serão revertidos para manutenção do templo e divulgação da devoção de São José de Anchieta.

“Misericórdia divina significa que o próprio Deus se condói, ele se debruça até a pessoa que está no chão para resgatá-la da miséria e revesti-la de dignidade. Isso é misericórdia: dar nova dignidade ao ser humano”, explica padre César Augusto, que complementa: “Os tijolos são parte do Santuário que cada fiel poderá ter em casa, como recordação desse amor infinito do Pai. É um momento muito especial para nossa devoção”.

Serviço:

Abertura da Porta da Misericórdia

Data: 13 de dezembro de 2015 (domingo)

Local: Santuário Nacional de São José de Anchieta

Horário: 19h

Deixe seu comentário