O Sine de Guarapari, localizado na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade, continua não realizando serviços de encaminhamento para as vagas de emprego disponíveis no site. Desde o dia 1º de julho deste ano a agência do município não está funcionando, apesar de estar aberta.

O Sine de Guarapari está fechado desde o dia 1º de Julho. foto: Wilcler Carvalho/Portal 27
O Sine de Guarapari está fechado desde o dia 1º de Julho. Foto: Wilcler Lopes/Portal 27

Quanto ao seguro-desemprego, as pessoas que procuravam o Sine para dar entrada no benefício eram orientadas a procurar as agências de outros municípios ou a se dirigirem a uma agência da Caixa Econômica mais próxima.

O Portal 27 procurou a Casa Civil do Governo do Estado, responsável pela agência do Sine, no mesmo mês em que a agência suspendeu o funcionamento. Na época, o órgão informou que o problema estaria na falta do contrato de aluguel do imóvel onde a agência está instalada, mas que a questão seria resolvida nos próximos dias. Quatro meses se passaram e a agência continua não funcionando.

Quem precisa de atendimento no Sine de Guarapari está tendo que ir até outros municípios para resolver suas questões. Foi o que aconteceu com André Hartuique, que precisou dar entrada no seguro-desemprego e teve que ir até Anchieta para tentar conseguir o benefício, mas, depois de três tentativas sem sucesso no local, decidiu ir ao Faça Fácil Cariacica, onde finalmente conseguiu.

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES
André precisou ir até o Faça Fácil Cariacica para conseguir dar entrada no seguro-desemprego. Foto: Romero Mendonça/Secom-ES

“Eu achei um absurdo, porque eu saí do meu emprego para começar uma atividade própria, mas não dependia do seguro-desemprego. Então, para mim, financeiramente não me afetou, mas e a pessoa que ficou desempregada e ainda não tem um outro emprego? E a pessoa que não tem carro próprio para chegar em Anchieta 5h da manhã para poder pegar uma senha?”, desabafa André.

Entramos em contato novamente com a Casa Civil, que, em nota, respondeu: A subsecretária de Estado do Trabalho, Fernanda Maria Souza, informa que o Sine de Guarapari passou por mudança de endereço e que, em decorrência disso, foram encontradas algumas dificuldades com a nova locação. “Atualmente, são oferecidos no local, a triagem, ou seja, verificação de documentos para a habilitação ao Seguro Desemprego e posterior encaminhamento ao Ministério do Trabalho e orientações sobre mercado de trabalho e entrevista”.