A tecnologia tem sido uma aliada das polícias no combate à violência. Desde 2011, cerca de 800 viaturas da Polícia Militar que realizam o policiamento ostensivo no Estado contam com computadores de bordo embarcados. O sistema, denominado Conecta, garante que os policiais façam de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas, consultas de documentos e placas de veículos.

computador de bordo
Desde a implantação da ferramenta, cerca de quatro milhões de consultas ao sistema já foram realizadas.

Desde a implantação da ferramenta, cerca de quatro milhões de consultas ao sistema já foram realizadas por policiais militares que atuam nas ruas, considerando o período de novembro de 2011 a agosto de 2013. O sistema permite saber, no momento da abordagem, em tempo real, se um veículo possui restrição de furto, roubo, clonagem, se a carteira do condutor está vencida, se o suspeito já possui passagem pela polícia ou mandado de prisão em aberto, bem como a checagem de documentos. Nesse período, mais de dois milhões de consultas são relativas à verificação de veículos e pessoas.

Tecnologia na palma da mão
Além dos computadores de bordo embarcados em viaturas, policiais militares também utilizam aparelhos smartphones para acessar o sistema da segurança pública. São cerca de 100 aparelhos utilizados pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e por policiais que fazem o policiamento a pé, em bicicletas, motos e à cavalo.

 

Deixe seu comentário