Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (04), na Prefeitura de Guarapari, apresentou o trajeto que será feito durante o revezamento da tocha olímpica na cidade, no dia 17 de maio. A tocha será conduzida por 21 pessoas, partindo do Radium Hotel, no Centro, com destino ao Marlim Azul, na Praia do Morro.

coletiva revezamento tocha olímpica
O prefeito Orly Gomes e o secretário municipal de Turismo, Adriani Serpa, falaram sobre o revezamento da tocha em Guarapari.

O revezamento terá início às 8h20 e está programado para terminar por volta das 9h30. Duas estruturas de palco serão montadas: uma no Radium Hotel e outra no Marlim Azul. “O Comitê Olímpico vai trazer um pedestal, que vai ficar em cima do palco, no Marlim Azul. O último condutor vai deixar essa tocha ali, onde ela permanece por 15 minutos. Aí todo mundo vai poder tirar foto”, comenta o secretário municipal de Turismo, Adriani Serpa.

O trajeto a ser percorrido pela tocha em Guarapari terá cerca de 4,5 km. Ao sair do Radium Hotel, a tocha será conduzida pela Av. Joaquim da Silva Lima, Rua Henrique Coutinho, trecho da orla do canal até a ponte, trecho da Jones dos Santos Neves até o trevo dos guarás, trecho da Rodovia do Sol entre o trevo dos guarás e o posto Guarave, Rua Francisco Furtado, orla da Prainha de Muquiçaba, Hotel Porto do Sol, seguindo pela Av. Beira Mar até o Marlim Azul. Cada condutor irá carregar a tocha por 200 metros.

Será proibido estacionar nessas vias entre às 17h do dia 16 e às 12h do dia 17. É importante ressaltar que a permanência ou circulação de veículos nesses locais pode inviabilizar o revezamento.

condutores tocha olímpica
Os nomes dos condutores da tocha em Guarapari ainda não foram divulgados pelo Comitê Olímpico.

A passagem da tocha contará com dois comboios: um avançado e um principal, compostos por batedores, organizadores, escolta, segurança avançada, ônibus com os condutores, veículos dos patrocinadores, entre outros. A distância entre o comboio avançado e o principal será de aproximadamente 1 km (5 a 10 min). Nenhum veículo não autorizado poderá entrar no espaço dos comboios, que são compostos por 29 veículos.

Os nomes dos condutores da tocha em Guarapari ainda não foram divulgados oficialmente pelo Comitê Olímpico. No entanto, sete deles estiveram presentes na coletiva e aguardam ansiosamente pelo grande dia, quando terão a oportunidade de participar de um momento histórico.

Entre os condutores, está a ginasta guarapariense Ana Paula Ribeiro, que ganhou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Canadá no ano passado. Ela recebeu o convite para conduzir a tocha em Guarapari e Vitória, mas optou pela cidade natal. “Fiquei muito feliz quando Guarapari foi selecionada, fiquei até surpresa”.

O prefeito Orly Gomes falou sobre a importância do evento para a cidade. “Guarapari vai estar no centro da mídia internacional, e não se trata de um evento político, eu quero deixar isso bem claro. É um presente que a nossa cidade ganhou e justamente por isso eu peço que a população venha para as ruas, venha participar deste momento, porque vai ficar marcado para sempre. Vamos esquecer política, vamos esquecer este momento que nós vivemos no país, porque a nossa geração com certeza nunca mais terá essa oportunidade”.