O serviço de transporte particular de passageiros Uber está operando oficialmente em Guarapari. Há dois meses o aplicativo já funciona no Estado e na manhã de hoje (01) um representante da empresa promoveu uma série de reuniões em Guarapari para explicar detalhes do serviço para motoristas interessados em se cadastrar.

Apesar de alguns motoristas, moradores da cidade, já serem parceiros do Uber, a maioria trabalha em ourtas cidade da Grande Vitória, como a própria capital e Vila Velha. Apenas agora a empresa oficializou o funcionamento na cidade. O serviço ficou famoso na maior parte do mundo por oferecer um serviço de transporte de passageiro geralmente mais barato do que o táxi convencional. Normalmente, os motoristas associados ainda oferecem pequenos mimos para os passageiros, como água , refrigerantes e petiscos.

Mas também já gerou muita confusão e tumulto ao redor do mundo por causa da resistência dos taxistas, que se sentem prejudicados com a forma como o serviço opera.

uberDe acordo com a empresa, não existe impedimento legal para o funcionamento do serviço em Guarapari. A empresa inclusive já declarou em outras oportunidades que o serviço Uber tem respaldo na Constituição Federal e é previsto na Lei Federal 12.587/2012, que versa sobre mobilidade urbana.

Cobrança através de GPS

Diferente do que ocorre com os táxis, quando o cliente paga pela distância percorrida marcada pelo taxímetro, no Uber, o valor da corrida é calculado com base no tempo e distância percorrida através de GPS. Ao acionar o serviço, o passageiro informa através do aplicativo o destino final. Ao termino da corrida é o próprio aplicativo que informa o valor final.

No Estado, por enquanto, a empresa oferece apenas o serviço Uber X, que seria o mais simples, com carros com data de fabricação a partir de 2008, quatro portas e ar-condicionado.

Quem tiver interesse em trabalhar om o serviço basta se cadastrar no site http://parceirosbr.com. Lá o interessado pode ficar sabendo de todos os detalhes sobre como funciona o serviço. 

Associação de Taxistas

Silas Benvenuto, presidente da Associação de Taxistas de Guarapari, disse que vai procurar meios legais para barrar o serviço na cidade. “O Uber não é um serviço legal. Transporte de passageiros é feito por táxi. Este é o único serviço legalizado no país”, afirmou. Silas disse ainda que pretende juntar a categoria para fazer um protesto na cidade contra o funcionamento dele na cidade.

E finalizou dizendo: “Uber é com certeza uma tecnologia boa, mas não respeita o Táxi diferente de outros aplicativos como Easy Táxi, Appataxi e 99taxi que respeita o valor do taxímetro, então não prejudica nós, pelo contrário nos ajuda. E a tecnologia é a mesma do Uber”.

Prefeitura

Desde que começaram os boatos de que o Uber começaria a operar em Guarapari, o Portal 27 procurou a prefeitura para saber se o serviço poderia ser operado na cidade. Em nota o município havia respondido o seguinte:

“O município ainda não foi oficializado sobre a possibilidade de atuação do serviço. Hoje não há regulamentação do serviço, entretanto, caso haja intenção do grupo na exploração do serviço deverá constituir empresa no município, buscar regulamentação junto à Prefeitura e recolher os tributos municipais.”

Comments are closed.