O acervo fotográfico pessoal de Hugo Borges, agora à disposição da sociedade no Arquivo Público do Estado do Espirito Santo. Como neto e jornalista vejo um antigo sonho ser realizado com pouco mais de 400 fotos e recortes de jornais da época que contam uma parte da história de Guarapari e do Espirito Santo.

O material catalogado e digitalizado compreende registros fotográficos de acontecimentos históricos de pessoas, famílias, personalidades políticas, artísticas, culturais e esportistas de Guarapari e do Espirito Santo, que marcaram uma época e que agora estão preservados e servirão como objetos de fonte de estudo e pesquisa para professores, historiadores, estudantes e público em geral.

O material catalogado e digitalizado compreende registros fotográficos de acontecimentos históricos de pessoas, famílias, personalidades políticas, artísticas, culturais e esportistas de Guarapari e do Espirito Santo

De uma família de origem simples, filho de um português com uma capixaba, Hugo Borges e seus irmãos perderam o pai ainda quando criança e logo a vida o ensinou a trabalhar e conquistar seu espaço na sociedade.

Casou-se com Neuza Nader Borges. Tiveram quatro filhos, Paulo Sérgio Borges (in memoriam), Sérgio Manoel Nader Borges, Hugo Borges Júnior (in memoriam) e Marcos Antonio Nader Borges. Ao lado de sua esposa criou os filhos com carinho, dignidade, educação, respeito e amor ao próximo. Ao longo de sua trajetória política exerceu quatro mandatos de deputado estadual e um de prefeito de Guarapari (1973/1977).

Antes de ser prefeito, Hugo Borges foi eleito para outros dois mandatos de deputado estadual, mérito de um trabalho realizado como radialista nos anos 1950 e 1960 na Rádio Espirito Santo AM.

O acervo fotográfico pessoal de Hugo Borges, agora à disposição da sociedade no Arquivo Público do Estado do Espirito Santo.

Considerado um prefeito festeiro pela população, Hugo Borges promoveu grandes eventos em Guarapari nas áreas de cultura, esporte e social, divulgando a cidade para o Brasil. Inúmeras foram as obras e conquistas durante sua gestão como a construção da escola Dr. Silva Mello (Polivalente), no bairro Itapebussú; a abertura de estradas no interior de Guarapari interligando todos os distritos do município, que na época era o maior produtor de banana do Estado; a construção do Cemitério do Coroado, com a vinda do ator Paulo Gracindo, que interpretava o personagem Odorico Paraguaçu da telenovela “O Bem Amado”.

Paulo Borges Filho é jornalista

Criação do troféu Guará de Ouro entregue a personalidades da sociedade, a implantação do sistema de abastecimento de água tratada da Cesan, atendimento médico e odontológico no interior do município, pioneiro no desfile de escolas de samba e blocos carnavalescos na cidade, construção de escolas na zona rural, intervenções de drenagem e pavimentação em diversas ruas e avenidas, valorização dos servidores da prefeitura, eventos sociais e esportivos no Siribeira Club dentre outros benefícios em prol da população.

Como deputado estadual foi presidente da Assembleia Legislativa entre os anos de 1985 e 1987. Em nome de todos da família, quero agradecer a atenção e o cuidado com a memória histórica e política de meu avô por parte da equipe dos historiadores e arquivistas do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.  Hugo Borges agora imortalizado no Arquivo Público do Espirito Santo. Boa pesquisa!

Paulo Borges Filho é jornalista e assessor de comunicação da Prefeitura de Vila Velha

Deixe seu comentário