A vacinação contra H1N1 foi retomada hoje (7) em todo o Espírito Santo. A vacina já está disponível em postos de saúde de todos os municípios capixabas até sexta-feira (10) para gestantes, idosos, crianças com idade entre seis meses e menores que cinco anos, e puérperas, que são mulheres que deram à luz há, no máximo, 45 dias.

Às seis e meia da manhã desta sexta-feira, dezenas de pessoas esperavam conseguir senha para exame de sangue. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Idosos e os responsáveis pelas crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos enfrentaram fila nas unidade de saúde. Foto: João Thomazelli/Portal 27

O município de Guarapari recebeu cerca de 3 mil doses e começou o dia com vacina nas 23 unidades de saúde da cidade, incluindo o Centro Municipal de Saúde, no bairro Itapebussu. A procura foi grande nos postos, e muitas crianças e idosos enfrentaram filas para conseguir a vacina. “Meu amigo chegou no Centro Municipal de Saúde às 5h da manhã e pegou uma senha. Como a mãe dele não pode vir, eu acabei pegando a senha e consegui ser vacinada. Nem me interessei em vacinar nos outros anos, mas como este ano a televisão está mostrando muitas mortes por causa da gripe H1N1, achei melhor apostar na presevenção”, disse a aposentada Maerly Gomes.

Compra de vacinas. O governo do estado comprou 150 mil novas doses da vacina contra a gripe H1N1 para atingir 100% da meta de vacinação. Foram 150 mil novas doses da vacina.
Com as novas doses, adquiridas a R$ 14,42 cada, serão vacinadas as categorias do grupo prioritário que ainda não atingiram 100% de imunização, de acordo com a Sesa. Em caso de sobra das doses nos municípios, a Secretaria Estadual de Saúde ainda vai avaliar o grupo que será imunizado.

Deixe seu comentário