Quem ainda não tomou a vacina contra a febre amarela terá uma nova oportunidade de se imunizar neste sábado (27). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Guarapari vai realizar  a vacinação na Prainha de Concha D’Ostra e na Igreja Beato Padre Eustáquio das 7h às 16h, para os moradores da região.

Unidade de saúde. Além destes locais, ainda é possível encontrar a vacina na maior parte das unidades de saúde do município. Com exceção da unidade de saúde Arnaldo Magalhães, em Muquiçaba,  em que a população local deve procurar o Centro Municipal de Saúde, localizado entre os bairros Muquiçaba e Itapebussu; a unidade de saúde de Amarelos, é preciso procurar a unidade de saúde de Reta Grande ou Centro Municipal de Saúde e a unidade de Village do Sol, os moradores devem se dirigir para a unidade de saúde de Setiba.

Segundo a prefeitura, em  2017 foram aplicadas 85.163 doses da vacina, ou seja,  78.63 % da população de Guarapari está imunizada. Foto: Rafaela Patrício

“De acordo com a Normativa da SESA o principal público da campanha são moradores, pessoas que viajarão para regiões endêmicas e turistas que nunca tomaram a dose”, ressalta a nota da prefeitura.

Segundo a administração municipal, em  2017 foram aplicadas 85.163 doses da vacina, ou seja,  78.63 % da população de Guarapari está imunizada.  De acordo com  o boletim divulgado hoje pela Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa), neste momento, não há transmissão ativa da doença no Estado. Isso se deve à cobertura vacinal realizada aqui. Até o momento, 3.561.000 doses da vacina foram distribuídas.

Imunizadas. As informações enviadas pelos municípios mostram que  3.077.619 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela em todo o Estado no ano de 2017, o que representa uma cobertura vacinal de 85,71% da população capixaba. Considerando o histórico de vacinação do Estado desde 1994, no Espírito Santo estão vacinadas um total de 3.398.144 pessoas, correspondendo a 94,97% de cobertura vacinal.

Mortes. Ainda de acordo com a Sesa, em todo ano de 2017, foram confirmados 330 casos de febre amarela silvestre no Estado, ou seja, com transmissão ocorrida na área rural. Deste total, 100 casos evoluíram para óbito. No estado de São Paulo, nosso vizinho, as mortes confirmadas por febre amarela subiram para 36, na última sexta-feira (19). O número é 71% maior do que o registrado no balanço da semana passada, que contabilizava 21 óbitos. O balanço se refere aos registros da doença de janeiro de 2017 até agora. O número de casos da doença também aumentou, passando de quarenta para 81 no mesmo período.

Dose única. Ao contrário de São Paulo, em que a vacina é fracionada, em Guarapari ela tem dose única. “A vacina tem imunidade de 10 anos e é de dose única. É necessário levar documento de identificação e se tiver o cartão de vacina também”, explica a nota da prefeitura.

Comments are closed.