Temperaturas elevadas e dias longos. O verão começou neste domingo (21) às 21h03min. E a estação que para muitos é a mais esperada do ano, traz consigo o que muita gente aguarda ansiosamente: sol, praia, festas de fim ano e carnaval.

Segundo Hugo Ramos, meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana que abre o verão já deve ser bastante quente. “Este fim de semana deve ser bastante quente e ensolarado. Devem ser registrados alguns períodos de chuva em algumas áreas. A máxima na capital deve ser em torno de 35°C. No Sul e na Região Noroeste, as máximas podem chegar a 39°C”, afirmou.

praiadascastanheirassagrilo1209
E a estação é a mais esperada do ano para muitas pessoas. Guarapari é um dos destinos mais procurados. Foto Sagrilo

O verão também é caracterizado pela ocorrência de chuvas. “Nesse período existem fenômenos que causam muitas chuvas, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul, a Zona de Convergência de Umidade e alguns outros que modulam as chuvas desta época do ano. Mas as chuvas devem ocorrer de forma normal, em forma de pancadas no principalmente no fim da tarde”.

Ramos ainda afirma que, provavelmente, não devem ocorrer chuvas tão fortes quanto as do ano passado. “Por enquanto não há a expectativa. Nós trabalhamos mais com a questão da média climatológica. Na capital, deve chover entre 200mm 220mm em dezembro e janeiro, diminuindo um pouco em fevereiro e voltando a atingir este patamar em março, quando encerra o verão”, disse Hugo.

Existe uma pequena tendência de chuva na noite de Natal, porém como nessa época as condições do tempo costumam mudar de forma repentina, Ramos recomenda que a população continue acompanhando os boletins meteorológicos do Incaper. Para obter mais informações sobre a previsão do tempo, acesse: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/index.php

Deixe seu comentário