A prefeitura de Guarapari lançou na edição de sexta-feira (20) no Diário Oficial do Espírito Santo, o edital para concorrência pública visando fazer a licitação para o transporte coletivo da cidade. Como se sabe, as empresas que atuam na cidade, Asatur, Viação Guarapari, Nova Guarapari e Cidade Saúde, tem apenas uma permissão precária, que contraria a Constituição, que exige licitação para o transporte público.

As reclamações dos idosos são sobre todos as empresas que operam na cidade. Foto: João Thomazelli/Portal 27
Por decisão judicial tanto Município quanto as empresas que operam o serviço de transporte coletivo não podem criar novas linhas, aumentar ou excluir frotas já existentes. Foto: João Thomazelli/Portal 27

Segundo a prefeitura a cidade cresceu muito nos últimos anos e, com a expansão dos bairros, vários deles não são totalmente assistidos e, por decisão judicial tanto Município quanto as empresas que operam o serviço de transporte coletivo não podem criar novas linhas, aumentar ou excluir frotas já existentes.

idosos ônibus
Os novos ônibus terão que ter idade máxima da frota de 5 anos de circulação e climatização (ar-condicionado) em até 30% da frota.

Ar condicionado. Com esse edital serão criadas novas linhas para os bairros que não são atendidos ou que são apenas parcialmente.

Ainda de acordo com a prefeitura, o novo modelo do serviço contemplará a reorganização dos horários e itinerários das linhas urbanas e rurais, aumento da frota, acessibilidade em toda a frota, veículos com GPS (para fiscalização de horários e rotas), bilhetagem eletrônica, idade máxima da frota de 5 anos de circulação e climatização (ar-condicionado) em até 30% da frota.

A prefeitura explicou ainda que através de um aplicativo para celulares smartphones, os usuários terão informações sobre as linhas disponíveis e a previsão de chegada e partida dos ônibus de todas as linhas municipais.

A concorrência é aberta a todas as empresas do país e as interessadas em participar devem solicitar o edital através do email [email protected].  A abertura das propostas deverá ocorrer no mês de julho.