O Programa Nossocrédito, administrado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e operado pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) completa 20 anos e alcança a marca de R$ 1 bilhão concedidos aos microempreendedores, em mais de 170 mil operações.
Objetivo. O principal objetivo do Programa Nossocrédito é apoiar os empreendedores do Espírito Santo, oferecendo microcrédito orientado, com condições de pagamento diferenciadas no mercado. O programa foi implantado em 2003 e os primeiros municípios a aderirem ao serviço foram Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy e Nova Venécia. A partir de 2005, o programa foi expandido para todo o Estado.

O Banestes é o agente financeiro exclusivo do Programa Nossocrédito, que promove inclusão social, geração de emprego e renda, além do desenvolvimento local, por meio das linhas de microcrédito. O banco capixaba é reconhecido como uma referência nacional em operações de microcrédito.
O diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, destaca a representatividade do microcrédito para a história do banco. “O Banestes conquistou um espaço muito relevante no contexto brasileiro de operação de microcrédito. Somos uma referência nacional no assunto, graças ao desempenho do Programa Nossocrédito. Estamos mantendo o nosso compromisso com a democratização do crédito e com a inclusão social e financeira da sociedade capixaba, por meio da carteira de microcrédito. Fazemos a diferença na vida de muitos capixabas com a oferta de crédito com condições diferenciadas a empreendedores de menor porte”, disse.
Futuro. Sobre os planos futuros, o presidente ressalta que “o Banestes mantém o compromisso com a democratização do crédito e com a inclusão social e financeira da sociedade capixaba, por meio da carteira de microcrédito, e vamos continuar atuando em prol do crescimento do Programa”, destacou Amarildo Casagrande.
Linhas de crédito. O Programa teve início com a linha de Microcrédito PF, que atende os clientes pessoa física, ou seja, os microempreendedores informais, autônomos e profissionais liberais. Em 2020, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo feminino, o programa se fortaleceu com o lançamento do Projeto Crescemos Juntas, que oferece, além da assessoria de especialistas, linhas especiais de microcrédito para empreendedoras capixabas.
Em junho de 2021, foi lançada a linha Microcrédito PJ, o que representou mais um passo no amadurecimento e na relevância do programa para o Estado. O objetivo da linha para Pessoa Jurídica foi o de valorizar ainda mais os empreendedores formais e incentivar empreendedores que estão na informalidade a se formalizarem, para que tenham acesso a esse crédito mais vantajoso.
Outra recente novidade é a criação, em setembro deste ano, da linha Nossocrédito Juventude Empreendedora, criada especialmente para atender os jovens que desejam ter ou já têm algum negócio, nas regiões atendidas pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ou ainda para os jovens atendidos pelos Centro de Referência das Juventudes (CRJ) distribuídos por diversas regiões do Estado.
As operações de microcrédito também foram responsáveis pela manutenção de empregos e negócios durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Por meio das operações de crédito emergencial, como medida econômica para enfrentamento da pandemia, o Banestes concedeu mais de R$ 119 milhões em microcrédito, que beneficiaram mais de 13,5 mil empreendedores capixabas.