Banner TOP
Ribero e Padua
JB Padrão

Na tarde desta quarta-feira (26) foi realizada a cerimônia de abertura da XVI edição dos Jogos Escolares da rede municipal de Guarapari, o XVI JERM, no Complexo Esportivo e Cultura Maurice Santos, em Muquiçaba .

Cerca de 900 atletas de 18 escolas da rede municipal vão participar dos Jogos Escolares.

Durante o evento estiveram presentes o secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Miguel Agrizzi; a secretária de Educação, Sônia Meriguete; a vereadora Fernanda Mazzelli, demais autoridades e estudantes e seus familiares.

Na ocasião, as equipes participantes se apresentaram para o público e em seguida a Banda Marcial Mirim “Adalgiza Fernandes Marvilla” sob regência do Maestro Mariano Bruni Galvão tocou o hino nacional para dar início a cerimônia. Em seguida um dos estudantes percorreu o complexo com a tocha e acendeu a pira estudantil. Também foram realizadas apresentações culturais do Grupo Cheersleaders GORILAS MED UVV (Líderes de Torcidas da UVV – Medicina) e do grupo de dança formado por alunos da Rede Municipal que frequentam as atividades do Complexo Esportivo.

A secretária de Educação Sônia Meriguete destacou a importância da integração entre o esporte e a Educação na formação dos estudantes.“O esporte é um instrumento educacional muito importante que auxilia no desenvolvimento dos alunos. Ele também é responsável pelos aspectos físicos, emocionais e também pelo social. Então além das habilidades técnicas que os alunos desenvolvem durante as competições e a disciplina e o controle emocional, o aluno também consegue aprimorar a convivência, o espírito de solidariedade e o trabalho em equipe”.

A secretária de Educação Sônia Meriguete explicou que a parceria entre o esporte e educação é muito importante na formação dos estudantes.

O secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Miguel Agrizzi lembrou que a prática esportiva também ajuda a formar cidadãos. “Esse evento é muito importante para que os estudantes desenvolvam a interação entre eles.  A prática esportiva faz que eles aprimorem mais suas técnicas. Além disso, também ajuda a formar vários atletas aqui para o nosso Estado e também forma bons cidadãos, que é o mais importante”.

A vereadora e também atleta Fernanda Mazzelli afirmou que “a Secretaria de Educação faz muito bem em promover os Jogos Escolares Municipais porque esse evento é  muito importante para inserir nessas crianças a essência de uma competição. Através do esporte elas também se expressam quando às vezes estão com algum problema em casa então é muito importante essa parceria”.

Ela também falou sobre a emoção que o evento proporcionou a todos presente. “Você ver uma criança acendendo a tocha é uma emoção muito grande e que arrepia qualquer um. Estou muito feliz em ver isso acontecendo isso em Guarapari e com certeza esses alunos atletas ficam mais ainda porque eles é quem estão ganhando com isso”.

O momento em que o estudante acendeu a pira estudantil emocionou a todos. Foto: Rafaela Patrício

Cerca de 900 atletas de 18 escolas da rede municipal vão participar dos Jogos Escolares. As modalidades disputadas são o atletismo, xadrez, tênis de mesa, festival de natação e luta olímpica, futsal, voleibol, handebol e basquetebol, nas categorias infantil (11 aos 13 anos) e juvenil (14 aos 16 anos), masculino e feminino. O futsal, o atletismo e o xadrez também serão disputados na categoria Mirim (9 aos 11 anos).

Todas as escolas campeãs nas modalidades coletivas poderão participar dos Jogos Guaraparienses Estudantis – JOGUES 2017, disputado pelas três redes educacionais do município e organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo.

Ideally
Camara Municipal de Guarapari – Participe

Institucional MAllagutti
Banner Marcelo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here