A Samarco anunciou que irá contratar cerca de 4 mil novos empregados entre este ano e 2027 para viabilizar a reativação das usinas de pelotização 1 e 2 do Complexo de Ubu, localizado em Anchieta, no litoral Sul do Espírito Santo. A medida integra o chamado “Momento 3” do processo de retomada das atividades da mineradora, que inclui ainda uma ampla reforma das estruturas paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues (MG), ocorrido em novembro de 2015.
De acordo com o consultor empresarial Durval Vieira de Freitas, da DVF Consultoria, a demanda por profissionais será ampla e concentrada principalmente em funções técnicas e operacionais. Entre os cargos mais requisitados estão engenheiros mecânicos e civis, técnicos de segurança, meio ambiente, planejamento e controle, além de pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, motoristas, caldeireiros e montadores.

Atualmente, a Samarco já disponibiliza vagas de emprego. Uma delas está aberta diretamente no site da empresa, para o cargo de operadora de produção, destinada a mulheres e pessoas com deficiência, por meio da plataforma www.trabalheconosco.vagas.com.br/samarco. Outras 11 oportunidades estão sendo ofertadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Anchieta, sendo duas para eletromecânico, duas para técnico de manutenção eletrônica e sete para ajudante de cozinha.
A previsão da empresa é retomar 100% da produção no Espírito Santo até 2029 e, em Minas Gerais, até 2028. Segundo a mineradora, os investimentos programados para os próximos anos serão decisivos para a expansão das operações, com foco em etapas de construção, montagem industrial e atividades eletromecânicas.
Ainda conforme Durval Freitas, a reativação das duas usinas de pelotização deverá gerar impacto direto na economia capixaba, com acréscimo estimado de cerca de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “Vai gerar um crescimento expressivo para Anchieta, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Alfredo Chaves e Piúma. É muito importante para toda a região”, destacou o consultor.
Ele também ressaltou que a cadeia de abastecimento da empresa, formada por prestadores de serviços e fornecedores, tem demonstrado apoio à retomada plena das atividades. “Há um interesse grande em integrar as obras e, posteriormente, as operações”, afirmou.

Benefícios e oportunidades
A Samarco oferece um pacote amplo de benefícios aos seus empregados, que inclui vale-alimentação, vale-refeição, transporte, restaurante interno, previdência privada, plano de saúde, auxílios educacionais, cesta de Natal, licença adoção, auxílio-creche, uniforme, participação nos resultados (PPR), cooperativa de crédito, gympass, auxílio-doença e funeral, além de seguro de vida.
Os novos investimentos devem impulsionar a demanda por serviços técnicos e operacionais, movimentando empresas terceirizadas e fornecedores locais. O impacto econômico mais intenso é esperado entre 2026 e 2027, período de pico das obras e da ampliação das operações.
Capacitação profissional
Para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada, a Samarco mantém programas gratuitos de capacitação profissional voltados a moradores de Anchieta, Guarapari e Piúma. Atualmente, 17 turmas estão em andamento, com 655 alunos matriculados.
Os cursos abrangem áreas como elétrica, mecânica, soldagem, automação, instrumentação, química e gastronomia, com foco na formação alinhada às necessidades industriais da empresa.
Ainda neste semestre, a mineradora prevê a abertura de mais de 200 novas vagas em sete cursos profissionalizantes. Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos e residir em um dos municípios atendidos. No caso dos cursos técnicos, é exigida a conclusão do Ensino Médio. As formações são gratuitas e voltadas a áreas com maior demanda no setor industrial.
Retomada das operações
A Samarco iniciou a retomada gradual de suas operações em dezembro de 2020, após mais de cinco anos de paralisação em decorrência do rompimento da barragem de Fundão. O processo começou com produção em nível reduzido, utilizando parte das unidades de beneficiamento em Germano (MG) e de pelotização em Ubu (ES).
Atualmente, a empresa opera com cerca de 60% de sua capacidade produtiva inicial. A meta é alcançar 100% da capacidade até 2029 no Espírito Santo e até 2028 em Minas Gerais, por meio da expansão das plantas, implantação de novas infraestruturas de filtragem e reativação de unidades adicionais previstas no cronograma de negócios.










