Diversas agências bancárias do Espírito Santo amanheceram com os serviços presenciais suspensos nesta quinta-feira (20). A paralisação, com duração prevista de 24 horas, faz parte do Dia Nacional de Paralisação dos Bancários promovido em todo o país.
O movimento foi decidido em assembleia realizada na última segunda-feira (17), obtendo aprovação de 90% dos mais de 50 mil trabalhadores participantes do pleito promovido pelos sindicatos da categoria.
Motivação do protesto e rodada de negociações
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários/ES), o protesto ocorre em resposta às propostas apresentadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nas mesas de negociação.
A categoria rejeita pontos como o congelamento do piso de entrada, a divisão do reajuste salarial em três faixas distintas e a redução dos valores concedidos nos Vales Alimentação e Refeição para trabalhadores de cidades do interior.
As negociações entre os representantes dos trabalhadores e a Febraban estão agendadas para serem retomadas na próxima segunda-feira. Durante a paralisação desta quinta-feira, dirigentes e trabalhadores conversam com clientes nas portas das unidades para esclarecer as razões da suspensão do atendimento.
Principais reivindicações da categoria
A pauta de reivindicações aprovada pelos bancários para a nova convenção coletiva inclui:
Remuneração: Aumento real de salário e valorização do piso salarial da categoria;
Benefícios: Elevação dos valores referentes ao Vale-Alimentação e Vale-Refeição;
Participação nos lucros: Valorização da Participação nos Lucros e Resultados (PLR);
Condições de trabalho: Garantia de manutenção dos empregos, melhorias no ambiente profissional e atenção às diretrizes de saúde do trabalhador.
Até a publicação do boletim, a Febraban não havia encaminhado posicionamento oficial sobre a paralisação.










